BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 13 de abril, 2007 - 22h54 GMT (19h54 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado

"Meu objetivo é conquistar o impossível"

O esloveno Martin Strel se tornou neste fim de semana a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, quebrando o seu próprio recorde mundial.

Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru.

A seguir Strel se despede de seus leitores e responde algumas perguntas.

Nos links abaixo você pode conferir como foram as semanas de esforço e as mensagens dos internautas.

Anteriores:

Despedida

Sexta-feira, 13 de abril

Me sinto melhor e sinto que cada dia me recupero um pouco mais. Quando terminei, não pude dormir por 72 horas. Agora estou dormindo cerca de 10 horas por dia. Meu pulso e pressão arterial estão normais, estou comendo mais. Só estou cansado.

Quando saí da água, estava em estado de choque. O problema é que não esperava que os últimos quilômetros até Belém fossem tão duros e enfrentei uma grande corrente, com ventos muito fortes.

Acredito que a recuperação levará dois ou três meses. Perdi 17 quilos e meio.

Golfinhos

Annie, da Alemanha, me pergunta o que senti quando os golfinhos nadavam comigo e se eles me protegeram. Eu já havia nadado com golfinhos em outros rios, no Paraná e no Yangtzé.

E devo dizer que os golfinhos atraem muita sorte, acredito que eles têm uma forma de pensar muito semelhante a dos humanos, sinto que estão muito próximos dos seres humanos e nos entendemos mutuamente.

Muitos me perguntam se espero ter ajudado a cuidar dos rios com o que fiz. Isto é importante para o mundo inteiro. O Amazonas precisa permanecer limpo, há gente que vive agora na margem do rio como vivia há cem anos, e nós devemos respeitar isso.

Quando me perguntam o que farei agora, digo que agora me dedicarei ao "Amazonas depois do Amazonas".

Contato

Darei palestras em todo o mundo e farei tudo que eu puder para que se conheça o Amazonas. Quero contar também sobre as pessoas que conheci no Amazonas, com vidas totalmente diferentes das pessoas da Europa e dos Estados Unidos, onde muitos não entendem que se pode viver de forma diferente, mesmo sem dinheiro, porque a natureza dá o que precisa.

Quero difundir esta mensagem e se alguém quiser entrar em contato comigo, pode me escrever no e-mail info@amazonswim.com. Estaremos viajando pelo mundo, e vocês podem sempre nos seguir através do site http://www.amazonswim.com.

Fabiana Quispe, de Lima, sugere que eu escreva um livro. Isto acontecerá logo, trabalharei no livro nos Estados Unidos durante algumas semanas e espero publicá-lo no fim de maio.

Jorge Armando, de Guadalajara, me escreve sobre motivação e muitos me perguntam o que me motivou a fazer isso.

Decidi há dois anos, em 2005, que ia nadar o Amazonas e disse que o rio me ajudaria. Foi por isso que os animais, os golfinhos, acreditaram em mim e não me criaram obstáculos.

Motivação e medo

Devemos aprender a nos motivarmos, e existem muitas técnicas para se fazer isso. No meu caso, minha motivação foi me tornar o primeiro a nadar em todos os grandes rios que eu puder. Comecei com o Danúbio e logo depois parti para rios maiores.

Eu tinha muito medo antes de nadar o Amazonas, já que é o rio mais perigoso do mundo.

Juan Carlos, da Costa Rica, me pergunta como foi financiado o meu projeto. Conseguir patrocinadores foi fundamental para este projeto. Para executar qualquer projeto, é preciso colocá-lo no papel e começar a explicá-lo para várias pessoas que possam contribuir com dinheiro para a equipe.

Luis Aguayo, de Santa Marta, na Colômbia, disse que na América Latina "nós, os maiores de 40, estamos sendo aposentados forçosamente pela sociedade". Bom, eu completarei 53 anos em 1º de outubro e posso dizer que apesar de me sentir com 25 ou 30, o importante não é a idade, mas como nós nos sentimos. Se você se sente com poder, com energia para trabalhar, então você deve fazer isso.

Para terminar, quero agradecer mais uma vez a todos os leitores por me acompanharem neste projeto.

Amazonas a nado
Crianças nadam com Martin Strel.
Veja
NOTÍCIAS RELACIONADAS
LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade