|
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
"Meu objetivo é conquistar o impossível" Martin Strel, um esloveno de 52 anos, tenta se tornar a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, cobrindo mais de 5.400 km. Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru, e espera completá-la em meados de abril, em Belém, no Pará. Uma vez por semana, você poderá acompanhar aqui no site da BBC Brasil os detalhes da aventura do "homem peixe", contados pelo próprio Strel. Na coluna da direita, envie perguntas e comentários sobre a façanha do nadador. Anteriores: Onça, jacaré e cobra, mas nem sinal de poluição Sexta-feira, 9 de março, Coari, Brasil Eu me sinto muito bem hoje. Acabei de acordar. Estamos na cidade de Coari, próximo a Manaus. Ontem nadei 92 km. Agora já cobrimos um total de 3.303 km. Espero chegar a Manaus no dia 14 de março. Estou me sentindo muito bem. Ontem e anteontem choveu muito, o que foi bom para aliviar as queimaduras provocadas pelo sol. Meu rosto está um pouco melhor e tenho conseguido nadar mais, pois tem chovido todos os dias por pelo menos duas horas. Agora me sinto mesmo no meio de uma floresta tropical. No Peru os dias eram muito ensolarados, mas aqui no Brasil tem chovido bastante. Os ferimentos na parte de trás das minhas pernas também melhoraram. Tenho passado creme e também mel de abelha. Ainda doem bastante, mas não têm me impedido de nadar. Rotina Minha rotina começa logo após acordar o que faço por volta das 6 e meia da manhã. Faço alguns exercícios para aquecer a musculatura, passo creme nas pernas, nos braços e no pescoço. Nos lugares onde os ossos são mais pronunciados como ombros e cotovelo e que esfregam muito mais contra a roupa de borracha, ponho bastante creme sobre a pele. Às 7 e meia já começo a nadar e só saio da água lá pelas 5 e meia da tarde. Se o plano é terminar a etapa em alguma cidade às vezes preciso nadar até mais tarde. Do contrário tratamos de achar um lugar seguro para ancorar os barcos junto à margem, pois não podemos simplesmente parar no meio do rio. O Amazonas é um rio muito movimentado.
Segundo minha equipe eu dou em média entre 53 e 55 braçadas por minuto. Eu paro várias vezes para descansar, beber e comer. Se estiver sol forte paro a cada 20 minutos para beber água para não desidratar. Paro cerca de uma hora para almoçar. Nao como nada pesado, apenas barras de chocolate e de cereais. Por enquanto não nado à noite, paro sempre antes de escurecer, mas ao chegar próximo da foz vou ter que nadar de acordo com o ciclo das marés que mudam a cada 6 horas. Não vou conseguir nadar contra a corrente da maré cheia. É muito forte, impossível nadar. Só vou poder nadar na maré vazante. Doentes Atualmente minha maior preocupação é com o resto da minha equipe. Alguns integrantes tem adoecido. De um total de 20 pessoas que me acompanham de barco, sete ou oito estão com peneumonia, garganta inflamada ou algum outro tipo de infecção. Isso é ruim. O barco não é tão grande e eles têm que ficar em quartos pequenos, um perto do outro, o que aumenta o risco de contágio. Nem o médico da equipe tem conseguido evitar a disseminação das infecções.
Mas em geral as condições aqui no Brasil são melhores para mim do que no Peru. Lá estava muito quente e aqui, apesar do rio ser mais largo e a correnteza mais fraca, a temperatura mais amena e o clima um pouco mais húmido tem facilitado o nado. O único problema são as infecções dos membros da equipe. Tem chovido muito, todos os dias, e isso abaixa a temperatura e expõe as pessoas a infecções como pneumonia e outras. Animais selvagens Outro dia vimos uma onça. Ela estava na margem. Não deu para tirarmos uma foto porque estávamos distante e tudo foi muito rápido. Ela nos observou e depois sumiu na floresta. Ainda ouvimos o grunhido dela vindo de dentro da floresta. Voltamos também a ver jacarés. Para aqueles internautas que me perguntaram sobre o perigo da sucuri, tenho a dizer que minha equipe está atenta. Pesquisamos bastante sobre o comportamento dos animais na Amazônia e conto com gente que conhece muito bem o rio e a região. Tenho consciência de que nas próximas semanas os perigos deverão aumentar. Há mais animais perigosos na região mais próxima de Manaus e se for atacado por algum desses animais posso realmente ter problemas sérios e posso até morrer se não receber tratamento médico imediatamente. Para diminuir os riscos procuro sempre nadar no meio do rio e nunca junto às margens. O pessoal do barco que vai a minha frente tem visto muitas cobras. Eles tentam afastá-las ou me avisam para que eu pare de nadar até que a cobra se afaste. Encontro muitos pedaços de madeira flutuando no rio, às vezes pedaços inteiros da margem são arrancados pela correnteza e levados rio abaixo como se fossem ilhas flutuantes. Logicamente é um local de refúgio para os animais. Tento evitá-los sempre que posso. Como estou a frente do tempo planejado, posso diminuir o ritmo se for preciso e nadar com mais cautela nessa próxima etapa. Meu pessoal já viu varias cobras e sempre tem me avisado para que eu nade em outra direção. Festa Tivemos uma bela recepção na cidade de Jutai. Muitas crianças pularam no rio e passaram a nadar ao meu lado quando faltavam apenas umas poucas centenas de metros para chegar à cidade.
O prefeito decretou feriado escolar para que as crianças pudessem me receber. Os pais levaram os filhos rio acima para me esperarem e seguir nadando comigo. Eles gostam muito da aventura. Fico muito contente em sentir que as pessoas estão felizes e que esse é um momento importante para eles. Para finalizar eu queria responder àqueles que me perguntaram sobre a degradação da natureza. Desde o Peru até aqui o rio é limpíssimo, sem sinais de poluição. Pode ser que quando chegue mais perto de cidades grandes encontre sinais de poluição, mas por enquanto só vi limpeza e natureza pura no rio Amazonas. A água é barrenta mas isso é por causa da grande quantidade de sedimentos. Ela não tem cheiro de água poluída. E não vi sinais de devastação nas margens também. Tudo muito pacífico. As pessoas pescando e lavando roupa, parecendo bem integradas ao rio. Abaixo reproduzimos algumas perguntas e comentários recebidos. É muita coragem, o desafio de nadar pelo rio Amazonas. Pela sua determinação ele vai chegar a Belém. Quem sabe le não decide atravessar o Atlântico, como fez um francês, há alguns anos. Não fique desatento aos candirus! Boa sorte guerreiro! Parabéns pela coragem. Que Deus lhe abençoe e os anjos lhe acompanhem. O que faz com os predadores que aparecem? O que o senhor está a fazer é realmente incrível. Para mim digo até que era uma coisa inimaginável! Que o Senhor te abençoe e proteja, mais ainda do que na travessia do grandioso Amazonas, na travessia da tua vida! Vá em frente. Só vence quem tem coragem de lutar. Conheço o Amazonas da foz até Manaus. Desejo que tudo dê certo, pois não é uma tarefa fácil. ocê poderá se tornar uma lenda como os botos. Parabéns Martin por esse modelo de determinação que servirá de exemplo para uma longa juventude. Qual era a imagem que você fazia do Brasil? Já houve casos de ataques de sucuris no rio Amazonas. Você se preparou para a possibilidade de ser atacado por uma? Na água elas são imbatíveis e o socorro é quase impossível. Num dia quantas horas você passa nadando, dormindo e descansando? Você também nada à noite? Você conta com equipe por terra, água e ar? Queria saber quanto tempo nada por dia? Como consegue ficar tanto tempo na água? Genial! Parabéns! Gostaria que comentasse mais a parte psicológica. Quais são os planos depois desta aventura? Quantas paradas já fez? Parabéns pela iniciativa. Gostaria de saber se o senhor tem se deparado com muita devastação e degradação e se não há o perigo de bater em toras, tocos e outros restos de árvores que boiam por esses rios. Acho bárbaro isto que você está fazendo e espero que complete com todo sucesso. Há algum problema que você não anteviu quando planejava esta travessia? Qual sua motivação? Boa sorte e que Deus lhe abençoe. Gostaria que informasse quanto ao tipo de alimentação. Como o desafio é recebido em seu país? A imprensa eslovena tem acompanhado? Os estudantes eslovenos têm informação sobre o rio Amazonas? Boa sorte para sua aventura! | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||