BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 06 de março, 2007 - 16h44 GMT (13h44 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado

"Meu objetivo é conquistar o impossível"

Martin Strel, um esloveno de 52 anos, tenta se tornar a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, cobrindo mais de 5.400 km.

Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru, e espera completá-la em meados de abril, em Belém, no Pará.

Uma vez por semana, você poderá acompanhar aqui no site da BBC Brasil os detalhes da aventura do "homem peixe", contados pelo próprio Strel.

Na coluna da direita, envie perguntas e comentários sobre a façanha do nadador.

Anteriores:

Cremes protetores e botos-rosa

Sexta-feira, 2 de março, Jutai, Brasil

O nadador com sua roupa de natação e máscara

Tenho dores e feridas abertas na parte de trás das minhas pernas.

Isso acontece comigo durante nadadas de muito longa distância que faço.

Acontece quando água barrenta e terra entram na minha roupa molhada e ficam lá por horas, se esfregando contra a minha pele.

Quando começou, usamos alguns cremes protetores. Também botei algumas ataduras nas minhas pernas. Deveria funcionar, mas é doloroso e leva dias para recuperar.

Mentalmente, estou muito bem.

Na quinta-feira, chegamos à marca de metade dos quilômetros, nós percorremos agora 2.654 quilômetros em 29 dias.

A segunda metade, que levará mais 41 dias, será muito mais difícil porque a parte inferior do Amazonas é mais devagar e o rio fica mais largo.

Haverá mais ondas e ventos, que dificultarão tudo.

Pele machucada devido à natação

Esperamos um progresso 20% mais lento do que na parte superior do rio.

Ainda estou nadando com botos-rosa, são criaturas maravilhosas. Vi milhares deles na parte superior do rio.

Quase toquei em um deles porque eles se aproximam bastante de mim quando estou nadando. Eles são amigáveis.

Ouvi falar que vão ficando cada vez maiores na medida em que nado mais para a parte inferior do Amazonas.

Obrigado a todos os leitores por suas perguntas e saudações. Eu espero que vocês todos sigam a nadada na próxima semana, porque vai ficar mais emocionante.

Abaixo reproduzimos alguns comentários recebidos.

Muito legal, a decisão de se conseguir uma coisa e a maneira com que ele supera as dificuldades. Que Deus o abençoe e que consiga chegar ao seu objetivo. Vai nessa e Boa Sorte.
Alessandra Ayress, Juquiá

Parabéns por sua façanha Sou professora de natação. Meu pai, 93 anos, grande atleta e amante dos esportes, foi técnico de natação! Desejo-lhe toda a sorte do mundo e espero saudá-lo na sua chegada, nem que seja através desta seção.
Carlinhos Eraclea, Curitiba

Fiz um trabalho sobre o rio Amazonas para minha escola. Foi uma pena que eu ainda não sabia da sua aventura porque poderia ter falado de você na minha escola. Você não tem medo de um animal te atacar? Você não descansa?
Matheus, Oosterbeek, Holanda

Parabéns pela sua determinação. É lógico que você vai conseguir. Já está quase chegando lá.
Lidia Oliveira, Rio de Janeiro

Como o senhor se previne contra animais predadores?
Marcilio Tabosa Viana, Narreiros

Parabéns. Que continue a ter força e coragem até o final da sua jornada. Também gostaria que os meios de comunicação divulgassem mais e de forma a mostrar aos nossos jovens que nada se consegue sem vontade, fé e esforço.
Walkyria, São Paulo

Martin, admiro sua coragem e sobretudo sua perseverança!! Objetivar e efetivar um projeto tão grandioso não é para qualquer pessoa e, certamente, muitos homens bons e fortes já teriam desistido desta empreitada somente pelo castigo do sol. Torço pelo seu sucesso e sugiro para proteção solar, caso ainda não tenha tentado, uma pomada que tem boa resistência à água: HIPOGLOSS!! Boa sorte e que bons tempos o ajudem.
Gisele Moretto, Belo Horizonte

Fico na torcida para que consiga terminar essa proeza! Chegando em Manaus, avise! Abraços e Boa Sorte!
Walter Rodrigues Junior, Manaus

Olá Strel! Parabéns! Sobre a proteção contra o sol, posso lhe dar uma dica: tende conseguir no Brasil, em uma farmácia, um creme chamado Hipoglos. É um creme branco, com vitaminas A e D, muito usado pelos surfistas. Não dissolve com a água e também bloqueia completamente o sol! Experimente! Você vai ver! Boa sorte!
Carla Quintella, Maceió

Gostaria de saber detalhes sobre a alimentação do Martin, tipos de alimentos, frequência de ingestão, e qual o consumo calórico de um dia de natação no Amazonas. Grato e boa sorte!
Marcelo Maschio, São Paulo

Quando fiz o caminho de Santiago de Compostela usei muita vaselina nos pontos da pele de maior atrito com tecidos, principalmente os pés e as mangas da camisa, talvez seja uma solução.
Marcos Pires, João Pessoa

Com essa vontade toda vai conseguir! Estarei acompanhando essa façanha.
Gilson, Recife

Gostaria de conhecer a logística que está sendo necessária a esse projeto.
J. Pedroso, Curitiba

Tome cuidado com um peixe chamado candiru, quando estiver em território brasileiro não urine na água pois isso o atrai e ele, sendo minúsculo, pode entrar na uretra e aí, será o fim de sua jornada. Use água oxigenada nos ferimentos da pele (várias vezes). Boa sorte.
Nunzio Alberto Penteado, Foz de Areia

Espero que sua aventura seja um sucesso e chame a atenção das pessoas para o rio Amazonas e nos ajude a protegê-lo.
Giselle Marie, Rio de Janeiro

Quero lhe parabenizar pelo seu incrível esforço e força de vontade nesta aventura no rio Amazonas. A sua experiência servirá de exemplo para mim por toda minha vida. Que Deus lhe proteja e abençoe.
Marcela de Albuquerque Santos, Mauá

Gostaria que fosse divulgada a rotina diária do Strel, principalmente dados realtivos à alimentação, com especificação dos horários e tipos, horas de sono, apoio e infraestrutura.
Marcos Pires, João Pessoa

Nome
Idade*
Telefone*
* opcional
Sua opinião/pergunta
Nota: a BBC Brasil se reserva o direito de editar e publicar os comentários recebidos, assim como utilizá-los em seus programas de rádio.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade