BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 05 de março, 2007 - 16h17 GMT (13h17 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado

"Meu objetivo é conquistar o impossível"

Martin Strel, um esloveno de 52 anos, tenta se tornar a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, cobrindo mais de 5.400 km.

Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru, e espera completá-la em meados de abril, em Belém, no Pará.

Uma vez por semana, você poderá acompanhar aqui no site da BBC Brasil os detalhes da aventura do "homem peixe", contados pelo próprio Strel.

Na coluna da direita, envie perguntas e comentários sobre a façanha do nadador.

Conquistando o impossível

Sexta-feira, 16 de fevereiro, perto de Iquitos, no Peru

Martin acena para fotógrafo no fim de um dia de braçadas

Muitas pessoas têm me perguntado por que estou fazendo isso.

Quero provar para mim mesmo que posso conseguir mais que os outros, conquistar o impossível. Quero fazer algo que ninguém jamais fez.

Claro, enquanto estou fazendo isso também quero promover uma mensagem ecológica.

O Amazonas tem sido muito legal comigo. A maior preocupação é o sol forte.

As temperaturas ficam constantemente entre 35º e 37º C.

Eu uso uma roupa que cobre quase todo meu corpo. Também preciso proteger minha cabeça, então uso diferentes tipos de chapéus, porque, senão, eu ficaria queimado em alguns dias e não poderia continuar.

Jovem brasileira que Martin encontrou no caminho

Há outras preocupações também, no entanto. Um risco real são os peixes candiru.

Eles podem entrar no corpo pelo pênis e só podem ser retirados com cirurgia.

Não vou me preocupar muito com isso agora, no entanto.

Eu nado cerca de 90 quilômetros por dia, graças à corrente.

Estudei muito as condições do rio. Nessa época do ano, o rio é alto e isso me dá umas correntes de apoio que me empurram, para que eu possa me concentrar na natação. É assim que consigo nadar vários quilômetros por dia.

Esperamos chegar em Tabatinga, na fronteira brasileira, na próxima semana.

Abaixo reproduzimos alguns comentários recebidos.

Parabéns Marin pela disposição em conviver com a natureza. Espero que teu exemplo possa contaminar muitas pessoas no sentido do respeito à natureza. Estarei enviando-te, todos os dias, parcela de minhas energias para somar às suas e te dar boas condições gerais para continuar essa empreitada!
Leonildo, São José do Rio Preto

Pratico natação regularmente como esporte. Penso que o desafio a que Martin se propôs é muito importante para mostrar às pessoas que sempre podemos superar nossas dificuldades. Boa sorte e muita força Martin!
Ronaldo Trindade, Outro Preto

O Brasil e o mundo agradecem, Sr. Martin! FORÇA!
Punkssauro, Hamamatsu, Japão

Cara, parabéns você é um campeão. Vou tentar fazer pelo rio Madeira esse tour.
Marco, Porto Velho

Parabéns! São pessoas como você que fazem o mundo ser melhor. Abraços e Boa Sorte!
Julimar Savignon, Cachoeiro de Itapemirim

Manda ver meu chapa! Toda felicidade do mundo para você.
Luizão, Ouro Preto

Boa sorte, você consegue.
Elton Wagner, Campina Grande

Esse homem faz isso por ambição ou por gostar de aventuras? Se for por ambição é penoso pelo perigo que corre nessas águas. Se for por gosto merece toda minha força, vá em frente.
Abelard, Maputo, Moçambique

Parabéns! Espero que você nos ajude a salvar o rio Amazonas e esta região, em perigo por conta da ganância das pessoas. Conte ao mundo a beleza das coisas que você está presenciando neste lugar mágico!! Desejo a você tudo de bom!!
Tietta Pivatto, Bonito

5.400 km de coragem e determinação. Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Vá com Deus. Muita força e energia para você.
Carlos von Schmidt, São Paulo

Extraordinário, embora talvez um caso para aposentados que ficaram sem ter mais o que fazer.
Lafayette Coutinho Moreira, Macaé

Acho esse cara muito louco, nunca faria uma coisa dessas, é muita coragem, do jeito que eu tenho medo de bichos.
Cleidiana, Vitória da Conquista

Muito legal! Boa sorte!
Carolina, Porto Alegre

Ele é louco!!!
Deildo, Salvador

Além da satisfação pessoal, o que fica dessa aventura?
Katia, Itu

Que Deus te ajude nessa travessia gigantesca. E que ela tenha algum efeito conservacionista para esse grande rio, que exerce tamanha influência para um número significativo de pessoas.
Edite Paulina dos Santos, Natal

Nome
Idade*
Telefone*
* opcional
Sua opinião/pergunta
Nota: a BBC Brasil se reserva o direito de editar e publicar os comentários recebidos, assim como utilizá-los em seus programas de rádio.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade