BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 05 de março, 2007 - 16h23 GMT (13h23 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado

"Meu objetivo é conquistar o impossível"

Martin Strel, um esloveno de 52 anos, tenta se tornar a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, cobrindo mais de 5.400 km.

Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru, e espera completá-la em meados de abril, em Belém, no Pará.

Uma vez por semana, você poderá acompanhar aqui no site da BBC Brasil os detalhes da aventura do "homem peixe", contados pelo próprio Strel.

Na coluna da direita, envie perguntas e comentários sobre a façanha do nadador.

Anteriores:

O homem da máscara de pano

Sexta-feira, 23 de fevereiro, Tabatinga, Brasil

Martin Strel

Minha equipe me fez uma máscara bem útil. Ela fica na minha cara enquanto nado de costas. O sol tem sido terrivelmente forte nas últimas semanas. Estou esperando mais chuva.

Fomos obrigados a pensar em algo porque temos cremes para minha face, mas não do tipo certo.

Tentamos 15 tipos de cremes, mas nada fica no meu rosto. Eles saem em uma hora ou duas.

A máscara é feita de pano. Funciona bem. Ela fica um pouco pesada quando molhada e é um pouco difícil nadar com ela, portanto eu só uso ela por uma ou duas horas por dia, quando o sol está mais forte.

Tivemos uma reunião inesperada com a tribo Yagua no Peru. Chegamos na vila chamada Evas e encontramos o famoso pintor Francisco Gripa, que se mudou de Los Angeles para o Peru.

Ele me levou aos Yagua, que moram lá há centenas de anos.

Foi ótimo encontrá-los. Eles fizeram uma cerimônia curta para mim e rezaram por mim. Também botaram um creme vermelho no meu corpo e me disseram que ele ficaria no corpo até o fim da minha travessia, me trazendo sorte.

Martin Strel com sua máscara

Minha preparação mental tem sido muito importante. Fico repetindo histórias na minha cabeça da minha família, aventuras anteriores, times e equipes com quem trabalhei.

Eu também faço um tipo de meditação no final do dia. Tento sentir meu corpo e meus músculos quando estou na minha cama. Aprendi isso com psicólogos. É como uma massagem mental, me ajuda a relaxar e a esquecer a dor.

Chegamos ontem em Tabatinga, na fronteira brasileira. Havia uma recepção lá para mim, com o prefeito e outras autoridades locais.

Semana passada fiz uma média de 85 quilômetros por dia. A corrente diminuiu porque o rio ficou mais largo. Há mais canais e ilhas. Eu espero fazer algo como 90 quilômetros hoje.

Abaixo reproduzimos alguns comentários recebidos.

Simplesmente fantástico o seu feito. E quase inacreditável. Saiba que em cada braçada que você der meu coração e mente estão pulsando junto. Parabéns. Vá em frente.
Marcos Freitas, Boston, EUA

Martin, admiro sua determinação e amor à natureza. Conhecer a Amazônia e descobrir que há um Deus soberano, sobre todas as coisas. Tenho orgulho de sua missão.
Alexandro Hermano, Recife

Parabéns, Martin. Pela iniciativa e coragem. Você está ajudando a revelar as belezas deste Brasil maravilhoso que nossos políticos estão deixando ser destruído, apenas salvando seus interesses próprios. Coragem! Quero acompanhá-lo até o fim.
Ciro Wagner, Santa Rosa

Parabéns pelo seu feito. Você é um homem de muita coragem. E cuidado com a famosa sucuri.
Gilson Barros Maia, São Luis

Espero que você chegue à foz e que a partir disso as pessoas entendam que podemos superar as barreiras da natureza com nosso esforço, mas que deveríamos nos esforçar mais para protegê-la pois dela dependemos. Com teu exemplo decidi voltar a nadar essa semana. Pelo prazer de estar ali eu e um grande volume de água por atravessar. Obrigado e boa sorte!!!
Gustavo Berocan Veiga, Barcelona, Espanha

Acho que é uma aventura e tanto. Imagens belíssimas mas até quando o homem com esta ganância de progresso vai permitir que exista, pois está acabando com que o que temos de mais exuberante no mundo que é esta natureza.
Luis Fernando Ximenes, Porto Alegre

Sua façanha é de fato espetacular. Aproveite para falar da degradação do meio ambiente. Boa sorte!
Ralph Moreira, São José dos Pinhais

Estou acompanhando sua aventura e impressionada com sua coragem. Rezarei todos os dias por você.
Raquel Freitas, Teresina

Adoro aventuras e acredito ser uma tarefa dura administrar o lado psicológico que é 70% do desafio. O restante é preparo físico e sorte com as surpresas do rio Amazonas. Estou acompanhando a aventura. Parabéns e muita sorte.
Renato Sanches, Santos

Inacreditável e incrível a força mental e psicológica desse atleta. Um ser especial. Parabéns à equipe e ao Martin.
Nelson Dias Amorim, Rio de Janeiro

Seu feito está sendo extraordinário! Parabéns!
Wilson Leite do Canto, Campinas

Nome
Idade*
Telefone*
* opcional
Sua opinião/pergunta
Nota: a BBC Brasil se reserva o direito de editar e publicar os comentários recebidos, assim como utilizá-los em seus programas de rádio.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade