|
Diário do Amazonas: Conquistando o rio a nado | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
"Meu objetivo é conquistar o impossível" Martin Strel, o esloveno que tenta se tornar a primeira pessoa a nadar o rio Amazonas em toda sua extensão, cobrindo mais de 5.400 km, já passou por Manaus e está prestes a quebrar o seu próprio recorde mundial. Strel começou a travessia no dia 1º de fevereiro, em Atalaya, Peru, e espera completá-la em meados de abril, em Belém, no Pará. Uma vez por semana, você poderá acompanhar aqui no site da BBC Brasil os detalhes da aventura do "homem peixe", contados pelo próprio Strel. Na coluna da direita, envie perguntas e comentários sobre a façanha do nadador. Anteriores: Recorde à vista! Sexta-feira, 16 de março, em algum lugar entre Manaus e Itacoatiara Estamos parados no meio da selva. Nem sei o nome do lugar. Só sei que nadei cerca de 75 km depois de sairmos de Manaus. Chegamos a Manaus na quarta-feira e tivemos uma grande recepção. Saí de lá ontem, por volta das dez da manhã, acompanhado apenas do barco de navegação, pois o barco de apoio, que é maior e essencial para a nossa travessia, e deveria ter partido duas horas mais tarde, ficou retido pela burocracia, com o pessoal cuidando da liberação da papelada. Eu segui nadando acompanhado apenas do meu navegador e do piloto do barco menor. Tivemos que interromper o nado antes de escurecer, pois é muito perigoso nadar à noite. E lá ficamos, por horas, esperando pelo barco de apoio, apenas nós três. Só conseguimos contato com o barco durante a madrugada, por volta das 3 horas da manhã. Nos reencontramos com o auxílio do rádio. E agora estamos de volta, todos juntos, prontos para recomeçar. Hospedagem com feijão e arroz O desencontro não chegou a prejudicar nossos planos. Conseguimos comida com os moradores locais. Antes de escurecer procuramos um local seguro para ancorar o barco. Só havia nós e a floresta. O piloto, que fala português, foi procurar ajuda. Mais tarde ele voltou com algumas pessoas que moram perto do rio. Eles nos deram feijão e arroz. Não é a refeição que o nutricionista tinha planejado, mas valeu! O pessoal também nos ofereceu a casa deles para pernoitarmos. Dormi numa rede. Sons da floresta Alguns membros da equipe contraíram infecção estomacal e tiveram que ser internados. Eles estão em Manaus e devem permanecer no hospital por uns 5 dias. Talvez tenham bebido água sem esterelizar e acabaram contaminados. Mas não é nada sério e eles estão se recuperando bem. Muita gente tem me perguntado sobre os sons da floresta durante a noite. É simplesmente maravilhoso! Na maioria das vezes, dormimos em locais remotos, desertos. A paz ao redor é profunda. O único problema são os mosquitos e outros insetos. Temos que apagar as luzes dos barcos para não atraí-los. Mas o ruído dos pássaros e de outros animais é maravilhoso. Eu sempre durmo muito bem. Juventude Teve gente que também me perguntou quais as lições que nossa aventura vai deixar para os jovens brasileiros. Eu espero que com ela os jovens possam aprender bastante sobre o rio Amazonas. Tento mostrar as pessoas que vivem ao longo do rio como também os animais que vivem na floresta e nas margens do Amazonas e de seus afluentes. Minha equipe registra tudo que temos visto durante a travessia. Tenho reparado na limpeza do rio, e sempre me recordo que estou no meio de um pulmão da natureza que é a floresta, com sua incrível capacidade de absorver gás carbônico e gerar oxigênio. Gostaria que com nossa aventura pudéssemos reforçar a necessidade de manter a floresta protegida e despoluída. Determinação Gostaria também que através do que estou fazendo os jovens pudessem aprender que se você tem um objetivo a realizar deve persegui-lo passo a passo, mesmo que a conclusão exija um longo tempo. Isso se aplica a qualquer tarefa, mesmo no seu emprego diário. Deve-se traçar o plano com o objetivo em mente e segui-lo passo a passo. Não deve se desistir nunca. Espero que possa mostrar que tudo é possível de ser realizado, desde que se faça de modo adequado. Aos pais que me perguntaram como orientar os filhos numa carreira esportiva tenho a dizer que o melhor a fazer é primeiramente descobrir o esporte que a criança realmente gosta e colocá-lo numa boa escola, com um bom treinador. Mas sempre lembrando que o esporte deve ser a segunda maior preocupação para as crianças, a primeira deve ser sempre o estudo. E por fim, lembrar que o esporte é a melhor maneira de se manter saudável e de se evitar o fumo e as drogas. Recorde Meu plano para hoje é começar a nadar daqui a pouco. Essa noite dormi apenas umas 4 horas, mas isso é suficiente. Hoje devo nadar uns 90 quilômetros, até a cidade de Itacoatiara, onde deveremos pernoitar. Já completamos mais de três mil e oitocentos quilômetros e dentro de poucos dias devo quebrar meu próprio recorde mundial, superando a marca anterior de quatro mil e três quilômetros. Espero conseguir isso na próxima segunda-feira ou na pior das hipóteses na terça, dia 20 de março. Abaixo reproduzimos algumas perguntas e comentários recebidos. Que lições sua aventura deixará para a nossa juventude? Parabéns pela coragem... conhecer um rio como o Amazonas a nado é uma bela e única aventura. Que Deus lhe guie! Martin, Parabéns e sucesso! Tome cuidado com as sucuris e jacarés!!! Estão todos soltos! Essa façanha é merecedora de parabéns! Sou amazonense e conheço muito bem o rio Amazonas. Não é para qualquer um! É um rio muito turbulento e cheio de perigos! Você já passou por Manaus? O que Martin Strel está fazendo é simplesmente fenomenal! Porque você não vai para o Amapá e pega umas ondas na pororoca? Força e sorte Strel. Torço por você e por sua equipe. Parabéns pela iniciativa Boa sorte na sua aventura. Quantos metros nada por dia? Qual é a finalidade desta travessia? Me emociono cada dia que leio acompanhando essa linda aventura! Parabéns, você é um iluminado. Sendo brasileiro, nascido em Manaus e criado em Belém, sinto orgulho de sua iniciativa e coragem. O Brasil não dá a importância devida a suas belezas. É preciso um estrangeiro para mostrar o deslumbrante. Você se corresponde com outros nadadores de longas distâncias? Parabéns, meu caro! Espero que quando você acabar tenha uma cerva bem gelada te esperando! Já se deparou com alguma cobra anaconda? Você é o maior nadador livre de rio que existe na face da terra! Me tornei sua fã nº 1! Quantas horas de nado por dia? Você nada à noite? O que você come? A chuva atrapalha ou ameniza o calor? Não há riscos de ataques de jacarés? Nada é impossível para quem se propõe a um desafio. Parabéns! | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||