70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às:
Envie por e-mailVersão para impressão
Coluna do Raí: 'Vai pesar a tradição'

A Copa começa com muitas expectativas e, na minha opinião, vai pesar muito a tradição.

Não se esperam muitas surpresas, se bem que em toda Copa do Mundo tem uma ou duas que chegam até às quartas-de-final. Acho que não vamos ter grandes surpresas com países que tenham potencial para ser campeões do mundo.

Países como a Inglaterra, a Argentina, a Itália e o Brasil e um pouco mais abaixo na lista dos favoritos, Portugal e França, é que vão ter mais chances.

Dentro dos países de maior tradição, o Brasil é o grande favorito. Eu acredito que o Brasil vá manter o seu favoritismo com jogadores já com experiência de Copa do Mundo, acostumados com este clima de favoritismo, acostumados a estarem presentes em momentos importantes.

E são vários. A riqueza do elenco brasileiro, não só em qualidade mas também em quantidade e variações táticas, é enorme. E tem grandes chances de provar este favoritismo.

Só não podemos afirmar, porque em Copa do Mundo qualquer jogo pode ser eliminatória e acabar um jogador sendo expulso, um dia ruim, algo diferente que possa acontecer.

Naturalmente o Brasil deve ser campeão.

Acho que as equipes que ameaçam mais o Brasil são a da Argentina, pela qualidade técnica e pelo espírito guerreiro que existe na Argentina, como todos conhecemos. E a Itália, que tem jogadores experientes, com um estilo muito adaptado a uma competição como a Copa do Mundo.

Dentro das surpresas, a gente pode ter aí os países do leste europeu, Montenegro, Ucrânia, Croácia - que está no grupo do Brasil. São equipes que surpreendem bastante, bons jogadores tecnicamente, mas que não têm tradição de ir até a final.

Também entre os que podem passar para uma próxima fase, estou colocando Angola e Gana, que são equipes que não têm condições de ir até às fases finais, mas estão em grupos fáceis para se classificar. Podem ser surpresas nas oitavas-de-final.

* Raí é colunista da Rádio CBN e escreverá para a BBC Brasil durante a Copa do Mundo

Copa do MundoCopa do Mundo
Os jogos da primeira rodada.
Falcao comemora contra a Itália em 1982Coluna do Raí
A difença entre os quadrados de 82 e 2006.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade