BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 31 de agosto, 2003 - 14h25 GMT (11h25 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Real mistura catimba e poder para vencer na estréia

Na vitória por 2 a 1 sobre o Bétis, o nome e carisma dos jogadores do Real Madrid ajudaram a fazer a diferença, conta a nossa repórter em Madri, que foi ao Santiago Bernabéu conferir. Mande também o seu comentário pelo formulário ao lado.

Anelise Infante, de Madri

Ronaldo e Beckham comemoram gol do Real Madrid
Beckham e Ronaldo marcaram gols na abertura da temporada

Acabo de voltar do estádio Santiago Bernabéu. E, além de ver o Real Madrid ganhar do Bétis por 2 a 1, assisti a outro daqueles jogos de um time grande contra um pequeno em que o grande é tão estrela que tentar vencê-lo mais parece um abuso. Então, fica a dúvida: os craques merecem um respeito especial ou eles se impõem? Acho que se aproveitam.

O Real Madrid é um exemplo perfeito da mistura de catimba, estrelismo e poder. Marcação sobre o Figo, ele cai. Entrada no Ronaldo, cartão amarelo. Na noite de sábado, o 'Fenômeno' acabou no chão por três faltas, duas foram penalizadas com cartões para os adversários.

A arbitragem não parece ser a mesma para os craques e para os normais. Quem vê um jogo do Figo pode contar as vezes em que ele cai. E, quando o juiz não apita nada, a reclamação é tanta que, na entrada seguinte, tem falta de qualquer maneira.

Roberto Carlos encarou o árbitro, berrou muito depois de ter uma jogada pessoal interrompida pela bandeirinha de impedimento e não foi recriminado. Se fosse do lado do Bétis, era atitude para cartão na certa.

Zidane divide jogada em partida contra o Bétis
Craque que entra duro é raçudo; jogador normal, é violento

São dois pesos e duas medidas para os árbitros, para os atletas e para a torcida. Craque que entra duro é raçudo. Jogador normal que entra duro é violento.

Contra o Bétis, Zidane deu um chutão na pequena área do Real para tirar a bola dali. Ninguém disse que era uma jogada feia. E quem nunca viu Roberto Carlos dar carrinho?

O mais complicado de explicar é de onde vem esse respeito todo. Pode ser que muita gente, incluindo os árbitros, que nunca serão tão importantes quanto os jogadores, pense que os craques merecem o melhor tratamento do mundo porque são os que dão espetáculo.

Em quantos jogos tem atleta mais preocupado antes e depois da partida em pedir a camisa de um desses craques? Então, dá para desconfiar que eles se aproveitam dessa fama. Não digo que ganhem por isso, mas que ajuda, ajuda.

Tira a graça do futebol!

Comentários

"O campeonato desse ano foi o mais emocionante que eu já vi."
Pedro Ivo de Oliveira, Brasília (DF)

"Eu posso esperar o melhor, pois os grandes astros ou a maioria deles estarão lá fazendo o que sabem de melhor: jogar futebol, além de encher os nossos olhos com todas aquelas jogadas fantásticas!"
Daniel de N. Maffissoni, Porto Alegre (RS)

"Ótimo, está começando o maior campeonato de futebol do mundo. Quero acompanhar o movimento deste campeonato pela BBC Brasil. Quero também me informar sobre os campeonatos inglês, italiano, holandês e francês."
Washington Luiz Lopes, Carangolas (MG)

Nome
Idade*
Telefone*
* opcional
Sua opinião
Nota: a BBC Brasil se reserva o direito de editar e publicar os comentários recebidos, assim como utilizá-los em seus programas de rádio.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade