|
Internautas opinam sobre morte de Jean Menezes | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A morte de Jean Charles de Menezes deixou chocados os britânicos e os brasileiros. O brasileiro foi morto em Londres pela polícia britânica na estação de metrô Stockwell, na sexta-feira, quando os policiais realizavam uma investigação sobre as explosões de quinta-feira na capital britânica. Segundo a polícia, o brasileiro não obedeceu a pedidos para que parasse e correu para dentro da estação, onde foi morto pelos policiais com tiros na cabeça. Os policiais acreditavam que ele pudesse ser um suicida prestes a detonar explosivos. A polícia disse que a morte de Jean foi uma "tragédia lamentável". O governo brasileiro, por sua vez, exigiu explicações das autoridades britânicas. Outros jornais disseram que ainda é cedo para dizer se a polícia foi culpada no caso, o que só poderia ser feito após a conclusão de um inquérito a respeito. E você? Acredita que a morte de Jean e de outras vítimas inocentes é inevitável na luta contra extremistas? Ou ele foi uma vítima da incompetência da polícia? Este fórum está agora encerrado. Obrigado pela sua participação. "Nada pode reparar tamanha truculência e falta de respeito com um cidadão. Tais policiais devem ter aprendido as táticas policiais com o esqadrão da morte." "Acho que o brasileiro se precipitou, porque todos naquele momento estavam em estado de alerta máximo e qualquer um era suspeito. Se a polícia britânica pediu para o brasileiro parar, e ele continou, não restava mais nada a fazer. Eles tinham que se proteger. Pena que tenha sido um brasileiro. Concordo plenamente com a atitude da polícia local. "Tive vários motivos para ficar não só chocada, mas magoada, além de me colocar no lugar da mãe de Jean, pois tenho uma filha de 24 anos morando em Londres. Quero dizer que considero, sim, uma tragédia, que poderia ter sido evitada, mas também dispenso o sensacionalismo e os interesses comerciais da mídia em torno do caso, pois é muito cômodo e tendencioso sempre nos colocarmos do lado da vítima. Considero o caso uma fatalidade, pois o Jean ficou nervoso e temeroso e, numa reação normalíssima, correu. O policial, noutra reação também normalíssima, atirou. Sinto muitíssimo pelos pais de Jean, pelos jovens de todo o mundo que vivem longe de seus pais em busca de seus sonhos. "Acho isso um fato lamentável, um jovem cheio de vida e futuro sai de um país fujindo da pobreza e da falta de oportunidade e agora sofre nas mãos dos que deveriam servir e proteger. E, quando nossas autoridades aparecem na imprensa comovidas com o ocorrido, deveriam lembrar de fazer seu papel e assim melhorar nosso país para que milhares de jovens que vivem em situação igual à de Jean não venham sofrer a mesma pena." "Atos assim nos remetem a uma realidade cruel: de que o homem que se diz tão moderno ainda não conseguiu usar o título de racional que lhe é dado, e em casos de desespero e pânico age instintivamente, atacando quem parece lhe ameçar, como agem os animais. O caso Jean é um fato lamentável e sem justificativa precisa e indesculpável, pois é um ato de covardia, de suma incompetência profissional de uma polícia que se diz tão qualificada e eficaz e que cometeu um erro de conseqüências irreparáveis." "É lamentável a morte de um inocente. A família e as autoridades brasileiras deveriam cobrar na Justiça uma bela de uma indenização por danos morais, não que isso fará que ele volte, mas para que, se houver uma proxima vez, o que não queremos que aconteça, esses policiais pensem mil vezes antes de saírem atirando em um inocente." "Começamos ouvindo que uma guerra cirúrgica imprescindível eliminaria as armas de destruição em massa. Depois, que a civilização iria sobrepor a barbárie pela democracia. Democracia virou "consulta eleitoral", e parece que a guerra cirúrgica teve um pequeno efeito colateral de apenas 100 mil mortos civis no Iraque. Nas "democracias centrais", os direitos civis perdem espaço para o necessário combate ao terror. E será que, se o Jean fosse branco e inglês, teria mesmo tomado os oito tiros?" "Sim, o que aconteceu com Jean foi uma tragédia e como tal irreparável do ponto de vista humano. Só seus familiares sabem o que estão sentindo neste momento. Se é que esse triste episódio pode nos ensinar algo, talvez seria útil lembrar que o rapaz bem que não precisava estar trabalhando num lugar tão longe de sua terra. Pena que, no Brasil, os mensalões, o propinoduto e toda a canalha corrupta não deixa nada para os jovens, que têm que sair de seu país para conseguir um pouco de dignidade. No fundo, com a morte de Jean, todos nós morremos um pouco." "Lamento e fico indignado com o despreparo da polícia inglesa. Mas tudo isso acabará em nada, pois a impunidade é mundial, sempre pendendo para o lado mais forte! Aqui no Brasil é muito pior e ninguém faz nada!" "Na minha opinião, no momento que estamos passando, é melhor refletir mil vezes antes de sair do Brasil, apesar de nossa situação, que também não vai bem. Mas o brasileiro é um povo mais calmo e sem preconceito diante de todos esses fatos que estamos presenciando no mundo. E não, nossos dirigentes graças a Deus não saem por aí querendo tomar conta da vida dos outros, não envia nossos meninos para guerras covardes e não sai massacrando ninguém lá fora. Devemos refletir muito sobre isso e dar valor à vida que levamos, apesar de tudo." "A polícia estava under cover, portanto, na minha opinião, o brasileiro não poderia reconhecer a polícia. Ele não correu da polícia, mas sim de homens armados." "Nenhum país, seja que regime seja, tem o direito de assassinar, com 8 tiros, um ser humano. Ainda mais SEM NENHUMA CHANCE DE DEFESA. O BRASIL é o MAIOR RESPONSÁVEL POR ESSES E OUTROS FATOS. Jean Charles foi MAIS UMA VÍTIMA. Se o nosso país, o BRASIL, propiciasse UMA VIDA MELHOR AOS BRASILEIROS, como emprego, uma vida melhor para todos, acesso a uma boa faculdade, não teríamos essa evasão de pessoas, que com seus sonhos de melhor ajudar seus familiares viajam para países estranhos ao nosso. Sofrendo discriminação e muitas vezes sendo escorraçados como se fossem bandidos. O BRASIL não faz isso com as pessoas quando elas entram aqui. Lamento profundamente assistir a essa impunidade." "Caros ingleses: vocês estão completamente loucos e ainda não se deram conta. Eu mesmo fui vítima da truculência da sua polícia anos atrás na estação de Vitória, por estar carregando malas. Mas nem de graça, com tudo pago, eu viajo para o UK. Sem mais comentários, porque é lamentável o pensamento do seu governo e da sua polícia." "Exremamente uma grande imcopetência da polícia britânica, fiquei extremante revoltado e chocado porque sei de todas as dificuldades de se morar fora do Brasil, pois moro em Nova York há sete anos. Desculpas agora não adiantam mais, a vida de um trabalhador foi 'ceifada', só espero que os policiais que fizeram isso paguem pelo crime que cometeram." "Vivo aqui em Londres já há muito tempo e conheço muito bem essa região chamada Stockwell, onde o Jean foi morto. Fica próxima a Brixton, as duas áreas juntas são as piores de Londres, onde ocorre o maior número de assaltos e crimes. É um bairro onde vivem muitos imigrantes e traficantes, nesses bairros é comum a polícia ter problemas com ladrões, criminosos e viciados. Eu mesmo já fui assaltado lá, porque caí na besteira de parar para dar ouvido a dois homens que queriam alguma coisa, mas na verdade eram ladrões. E, depois daquele episódio, eu nunca mais parei para dar atenção para mais nenhum estranho nessa regiao de Stockwell e Brixton. Agora eu posso imaginar que, se eu estivesse no lugar do Jean, eu iria fazer a mesma coisa que ele fez: correr. Porque um policial de calça jeans, camiseta e tênis no pé pedindo para eu parar, e ainda mais em Stockwell, eu iria logo imaginar que na verdade se tratava de mais um assalto para cima de mim." "Os ingleses estão iguais aos americanos, matando primeiro e perguntando depois." "Gostaria de saber o que Blair iria falar se um inglês fosse morto no Brasil sem motivo algum. Será que ele também iria elogiar a polícia e a organização brasileiras? Envio junto com essa pergunta indignada as minhas condolências para a família Menezes." "É incrível o grau de violência da polícia, em muitos casos agindo com racismo contra imigrantes em todo o mundo." "Uma trágica receita foi preparada pela polícia inglesa, que mistura incompetência, no lugar da tão decantada fama da Scotland Yard, medo e para completar o racismo latente, tal qual aquele que levou milhões de judeus aos campos de concentração. Acho que nós brasileiros devemos mesmo é lutar para que nosso país tome o lugar que merece e, com certeza, vai conseguir. Pois "the paradise is here", em nossa América. Essa é minha opinião. Shalom!.... Peace!...Paz!." "Uma covardia, uma estupidez. Eu acho que eles deveriam prender e investigar e não ir atirando, nada que eles façam agora vai aliviar a dor da família. Lamentável e muito triste. Espero mesmo que o governo brasileiro exija uma explicação." "Por que, sendo a polícia britânica vista como uma polícia experiente, não parou o fugitivo (Jean Charles) para investigação, sendo que o próprio não se encontrava armado?" "O olhar sobre o outro também é um olhar sobre si mesmo. Assim me parece o retrato desta tragédia que aconteceu em Londres, o preconceito contra os terceiros mundistas ainda é tão grande que oblitera a capacidade de se agir recionalmente. Assim somos todos paquistaneses, ou quem sabe seguidores fiéis de Bin Laden, do qual jamais vimos ou ouvimos falar algo. Só faltou atirarem um turbante no rapaz e declará-lo árabe ou oriental - no fim, as vítimas e os algozes estão todos encurralados." "Somente após o inquérito é que se poderá avaliar de quem é a culpa. Todavia, fulminar alguém inerme e imobilizado apenas por suspeita é execução sumária, hedionda e pura incompetência policial. A Scotland Yard precisa melhorar e não confundir ação com puro assassinato." "Realmente lamentável a incompetência desses 'gringos', depois dizem ter a melhor polícia do mundo. Essa investigação tem que ir mais longe, pois eu vejo xenofobia contra os latinos." "O ocorrido é lamentável, e sinto muito pela família do rapaz. Porém, qualquer um que corra da polícia em direção ao metrô na situação atual em Londres tem que esperar uma reação violenta e mortal. A polícia fez o que parecia mais apropriado no difícil momento para segurança da população. O clima na cidade está horrível, e o infeliz acontecimento foi um dia após as novas tentativas de atentados, a cidade está em alerta... Era uma reação esperada de qualquer polícia que preza pelo bem da população. Foi uma pena, mas o ocorrido não foi uma incompetência e sim uma infelicidade." "Os principais objetivos do terrorismo são causar medo, dor, sofrimento, insegurança, enfim, sentimentos que nos são viscerais ou mesmo arcaicos. O Jean foi vítima tanto da polícia britânica como do estado de fragilidade em que se encontram os moradores de Londres em particular, mas também grande parte da população mundial. Nada justifica a atitude dos policiais britânicos, assim como também nada justifica a ação de terroristas. Estamos vivendo uma nova 'desordem' mundial, onde por mais que se gostaria é extremamente dificil encontrarmos explicações para tantos atos de barbárie. Meus sinceros sentimentos à familia do Jean. Dinheiro nenhum vai pagar a perda, embora simbolicamente possa trazer algum conforto." "Uma vergonha, um absurdo que polícia é essa que chega e vai atirando. Ainda tem gente que dá os parabéns à polícia. Uma vergonha, não tenho palavras, peço a qualquer polícia do mundo que investigue primeiro antes de atirar. Não tenho mais palavras, estou chocada." "Ontem, ao ver no jornal a sua pequena trajetória de vida, os seus humildes pais e a casa que ele reformava para a sua família, fiquei muito emocionada. Um brasileiro que não encontra oportunidades de vida confortável e digna, que tem que estudar com sacrifício, ver suas chances serem mínimas em seu país de mensalões, que tem que viver longe da sua origem, muitas vezes deprimido (eu sei o que é isso), me deixa cada vez mais triste com esses políticos que vivem aqui!! O país não precisava mandar os seus filhos para fora, só deveria 'exportar' mercadorias!" "Acho que a morte desse jovem é irreparável, porém, em tempos difíceis como estamos vivendo em Londres neste momento, o mínimo que se deve fazer quando a polícia manda parar é fazê-lo imediatamente." "Nada justifica essa brutalidade cometida pela 'competente' polícia britânica. E são lamentáveis e deploráveis os comentários da autoridade britânica. Para aqueles que postaram mensagens dando razão para o ocorrido, 'que a morte de um justifica a de muitos', infeliz comentário, os fins nunca devem justificar os meios." "Acho que foi uma arbitrariedade o que fizeram." "É um assunto delicado de ser tratado, infelizmente os policiais pecaram nesse aspecto. Só que tem um porém: estavam fazendo o serviço deles." "Caso ocorresse algo do gênero no Brasil, todos iriam condenar a ineficiência da polícia, e a repercursão seria muito maior. Como o caso ocorreu em um país mais desenvolvido, o poder de abafar o caso e encontrar desculpas é maior, pois o crime ocorreu contra uma pessoa que é originária de um país subdesenvolvido e que além disso estava trabalhando apenas para obter melhores condições. Tem que parar de querer inocentar esses policiais, pois essa incapacidade e atitudes levianas podem causar mais mortes e sofrimentos a mais famiíias." "É realmente lamentável a morte de uma pessoa tão jovem e de uma forma tão cruel e tenho certeza de que a reação de Jean e a da polícia virão à tona o mais rápido do que a maioria das pessoas possa imaginar. Há muitas testemunhas, há câmeras não só nas ruas, mas também no metrô. Infelizmente a apuração do crime não trará de volta a vida do mesmo. Gostaria também de dizer que acho hipocresia do governo brasileiro de dizer que ficou chocado com o ocorrido. Será? E quantas pessoas no Brasil são mortas diariamente, indiscriminadamente pela polícia? Quantas pessoas mal têm o que comer e vivem com um "minguado" salário para sustentar a sua família? Quantos atos de corrupcão? Tem alguém preso? O primeiro passo que o Brasil tem que tomar seria acabar com a imunidade política, principalmente de senadores e deputados federais, um bando de sangue-sugas. O Brasil tem tudo para ser o melhor país do mundo, mas isso só acontecerá quando a pena de morte for inserida na nossa Constituição." "Sem palavras... Se a polícia tivesse certeza de que Jean carregava uma bomba, não condenaria o fato, apesar da violência. Meu filho mora em Londres e me coloco no lugar da mãe do Jean, porque, se ele realmente é inocente, não há nada que vá confortá-la. Sempre achei que esse tipo de reação da polícia fosse mais exclusiva de uma polícia inexperiente, mal preparada e equipada. Mas da famosa polícia britânica, tão tradicional e respeitada, não imaginava. Essa ação é também uma forma de terrorismo, não difere muito dos atentados tão chocantes. Só espero que toda essa confusão seja investigada e que o governo britânico consiga de alguma forma reparar esse 'pequeno engano', ajudando economicamente os pais de Jean, já que eles não poderão mais contar com o apoio filho." "Lamento, lamento muito matar um inocente, sem esboçar qualquer reação, sem ter como se defender. É triste, espero que a família desse cidadão cobre na Justiça o tormento que sofreu." "A polícia, em qualquer lugar do mundo, se comporta da mesma maneira. A polícia supeita de alguém e, sem razão, atira para matar, na covardia." "Eles na realidade nem sabem com quem estão lidando nem têm inteligência suficiente para identificar o mocinho do bandido. A prova disso é esse ato de extrema burrice cometido pela polícia de Londres." "Ter uma autoridade britânica elogiando aqueles que atiraram contra um inocente é quase tão ruim quanto atirar nele. Se correr de homens gritando com você é a mesma coisa que ser um terrorista, eu acho que a Grã-Bretanha vai se tornar rapidamente uma Terra Arrasada, no sentido humano e espiritual. Parece que os terroristas estão vencendo a guerra afinal..." "O ministro da Justiça britânico, Charles Clarke, perdeu, no mínimo, a chance de ter ficado calado neste infeliz comentário em hora inoportuna. A falta de respeito à vída não é elogiável, seja para ações de barbáries do terror ou para atitudes grotescas da polícia." "Uma vergonha. Como um advogado qualquer, leigo pode saber que não se pode dar cinco tiros na cabeça em uma pessoa indefesa. VERGONHA." "É uma falta de respeito para com a população, onde já se viu atirar e depois perguntar? Isso não existe. Se isso fosse ao contrário, o que diria o governo britânico, que a polícia está de parabéns por fazer sua parte? E a família, como vai viver daqui para frente? Resumindo, é um absurdo." "Vivi quase nove anos na Europa e sei que muitos brasileiros de origem humilde entram na Inglaterra de maneira ilegal para trabalhar. A versão da polícia foi a de que Jean se recusou a se identificar. Não estou dando razão à Metropolitan Police, mas provavelmente Jean estava ilegal em Londres e, com medo de ser pego pela polícia e conseqüentemente deportado, reagiu e pagou caro por isso. Agora o Home Office terá a desculpa que sempre quis para combater os imigrantes ilegais no país, inclusive os brasileiros." "Sinto muito pela morte desse rapaz, mas é inevitável dizer que sinto revolta do Brasil, ao ver que um brasileiro tem de deixar o seu próprio país, pois aqui ele não teria jamáis condições de ser alguém, para morrer por engano em um outro país, longe da família a das pessoas que o amam de verdade." "Concordo com a Ana Lucia Barbosa, de São Paulo, que afirma que 'se fosse loiro de olhos claros, Jean não teria sido morto'. Por outro lado, Ivayr do outro lado do mundo diz que 'a violência no Brasil está tão banalizada que uma morte de um brasileiro no exterior é motivo para o governo brasileiro pedir explicações'. O fato é que sinto pela família do rapaz, assim como pelas famílias dos 40 mil brasileiros que morrem anualmente em nossa terra, seja vítima da própria polícia, seja vítima de balas perdidas, seja pela arma de bandidos brasileiros. Conclusão: Não precisa estar em Londres para ser vítima do terror, Bagdá está aqui..." "Quem iria parar para homens armados e sem uniforme de policial? Por que não atiraram nas pernas simplesmente, para detê-lo e levá-lo para interrogatório? É apenas um 'latino' a menos na preconceituosa sociedade britânica." "Que vergonha... Eu pensava que o lema 'atirar e depois interrogar' era exclusividade da nossa vergonhosa polícia brasileira, mas vejo que os britânicos, que se mostraram sempre muito donos e senhores de seus atos, estão finalmente mostrando ao mundo que os terrostistas estão conseguindo o que querem: morte de inocentes pela mão de um governo perdido, acuado." "O Reino Unido paga com a vida da sua população a aventura de acompanhar irresponsavelmente o lunático sr. Bush e o Tio Sam. O resultado é a vingança dos desequilibrados que ao buscar justificar sua organização criminosa perante a sua sociedade atentam contra os ocidentais. Qualquer cidadão americano ou inglês poderá ser vítima desses terroristas. Infelizmente, para nós brasileiros, marcados historicamente por nossa diplomacia e aversão a conflitos, a vítima foi um de nossos irmãos, morto por quem também gosta de matar." "A meu modo de ver a situação, Jean foi morto pela incompetência da polícia britânica. Com esse fato ocorrido, podemos chegar à conclusão de que a polícia inglesa não está preparada psicologicamente para enfrentar desastres a nível de terrorismo. O procedimento da polícia seria de pegá-lo e levá-lo para a delegacia e assim fazer investigações sobre sua vida, de onde veio, trabalha onde etc. A polícia estava mais desesperada do que Jean, tanto é que atirou. O mais interessante é que, com esses acontecimentos terrorísta a nível mundial, podemos chegar à conclusão de que a xenofobia (ódio a estrangeiros) vai crescer ainda mais." "Foi realmente uma tragédia. Acho que ele se assustou com as armas dos policiais. Já eles estavam a paisana, o que provavelmente não permitiu que ele imaginasse que fossem policiais... A polícia está errada em estar armada e não utilizando farda. Como você poderá identificar se o cara é policial ou um assassino/ terrorista? Da mesma forma que eles o confudiram com terrorista, ele também pode ter confudido os policiais. Mas como nada o trará de volta, sinto muito pela família e pela morte de um jovem tão cheio de vida." "LAMENTÁVEL E ESCANDALOSO!! Como pode a polícia de um país tão democrático permitir isso? A polícia diz que assume toda a responsabilidade. Pura mentira! Por acaso se assume a responsabilidade dizendo que continuarão reservando-se o direito de atirar em suspeitos?" "Incompetência, maldade, covardia, hipocrisia e histeria da polícia. Essa deverá ser a explicação para a morte de um INOCENTE." "O terror pelo horror." "Da próxima vez, a polícia britânica deverá usar flores para jogar para parar os suspeitos, mesmo que este suspeito seja provável terrorrista. Quando qualquer polícia do mundo manda que eu pare, eu imediatamente páro! Pois, como cidadão inocente, nada devo para com a polícia ou a Justiça. A pergunta que deve ser feita é por que o brasileiro não obedeceu?" "Me preocupa a possibilidade de que, ao enfrentar um adversário tão insidioso, a polícia e o governo britânicos percam o controle sobre suas próprias atitudes. Isso é grave por mostrar que o objetivo dos terroristas - promover o caos institucional e o medo coletivo - está sendo alcançado. Mais do que nunca, este é o momento de manter o estado de espírito que norteou Churchill em sua luta contra a ameaça nazista." "Não há como combater violência com mais violência. Se a polícia não está preparada para utilizar armas, que não o faça. Eu sou extremamente contra o terrorismo e qualquer tipo de violência, principalmente as que atentem contra a vida. Foi uma perda lamentável a morte de Jean Charles, embora não conhecesse a vítima. Acho que as autoridades britânicas deveriam ver que atrocidades como essas causam cada vez mais revolta, e há pessoas que se utilizam desse pretexto para criar um clima de ódio entre os povos. Não é só polícia britânica que nos causa indignação, muitas vezes eu acredito que até mesmo todos os dias pessoas de bem são tratadas como lixo, principalmente nos aeroportos nas mãos dos agentes da imigração. Acho que a Inglaterra é um país maravilhoso e, pode se dizer, o berço da civilização, mas precisa ver que não está sozinho no mundo e que a sua soberania não pode fazer com que pessoas, embora do Terceiro Mundo, sejam violadas nos seus direitos mais elementares." "A morte de Jean é lamentável. Sem dúvida nenhuma, como qualquer morte. Porém, quando é que nós brasileiros iremos acordar de nosso sono e registrar e protestar contra a morte de outras 100 mil pessoas assassinadas em nossa pátria? 100 mil vítimas inocentes de uma espécie de terrorrismo brasileiro..." "Inaceitável, inaceitável, inaceitável. Jean tinha a mesma idade que eu. Era brasileiro como eu e morava em londres como eu. Inaceitável ver que uma policia despreparada dispara fogo sobre um inocente sabendo que não tinha as informações necessárias para prosseguir com um ato tão desumano. Isso só prova que essa história de Primeiro Mundo não existe, pois o despreparo é tão grande e as conseqüências inaceitáveis. Uma vergonha!" "Extremamente lamentável o ocorrido. Policiais mal preparados, excesso desnecessário, falta de profissionalismo, que é requisito primordial no exercício dessa função. O ato do policial foi tão covarde quanto o dos terroristas. Lamentável." "A grande prova de que os países dito "desenvolvidos" são, no mínimo, xenófobos está nas opiniões dos senhores britânicos. Achar que foi "necessária" a morte de Jean, que estava imobilizado, é um HOMICÍDIO DOLOSO, algo estúpido, como se quisessem mostrar a alguém que o "trabalho deles" estava dando certo. É pegar o primeiro que corre como vítima. E, se fosse realmente um terrorista, atirar contra ele não detonaria alguma bomba que estivesse agarrada a seu corpo? Senhores que acham que a ação dessa polícia "BANDIDA" foi certa, respondam a esta pergunta. Cinco tiros em uma pessoa imobilizada: no Brasil, onde estamos, infelizmente, tão acostumados a viver esses episódios, isso tem outro nome: HOMICÍDIO QUALIFICADO." "Infelizmente, é lamentável. A polícia, como dizem, estava seguindo o Jean. Por que só quiseram pará-lo dentro da estação? É um erro e deverá ser totalmente esclarecido pela polícia de Londres, que ao meu ver não está preparada para lidar com situações como esta. O Brasil deve usar toda a sua diplomacia e chegar aos culpados desta tragédia." "Ele correu de pessoas sem uniforme, protanto não tinha como identificar que fossem policiais. Ele foi imobilizado pelos policiais e assassinado a sangue frio por eles, numa histeria sem precedentes! Um vexame para uma polícia que se diz tão qualificada e um desastre para os parentes da vítima." "No Rio, morrem mais pessoas por dia de forma violenta, e ninguém está nem aí. A polícia britânica fez o seu trabalho, ele estava no local errado na hora errada." "Minhas condolências para a família Menezes, esse governo tem muito o que aprender. Espero que essa tragédia não seja em vão." "Lamentável o ocorrido, sentimos pelos familiares e diagnosticamos esse fato como pura incompetência policial. Eles por acaso não deveriam transmitir segurança?" "Morando em países envolvidos com guerras e políticas externas complicadas, estamos sempre na linha de fogo dos terroristas e também somos suspeitos independentemente da raça e da nacionalidade. Nós viemos de uma cultura (Brasil) em que se argumenta primeiro para depois agir, mas em países como os EUA e a Inglaterra e outros o grau de tolerância é zero. Não sabemos exatamente o que houve, só após o laudo pericial se chegará aos culpados." "Em primeiro lugar, o governo britânico já errou em deixar as tropas no Iraque, mesmo sabendo que isso causaria um grande transtorno para o povo londrino. Como todos sabem, o atentado do dia 07/07/05 não foi nada mais que um resultado já previsto. Porque o governo insiste se há outros caminhos para a paz? Estou muito chocada com o que aconteceu com o Jean, independentemente da nacionalidade. "Ele era inocente." Isso deixa todos inseguros, pois a Scotland Yard, considerada uma das melhores do mundo, mostrou que não é tão preparada assim." "Revoltante. A polícia britânica se deixou influenciar pelo pânico. Isso não é admissível." "Dizem alguns que nós, brasileiros, estamos livres de atos terroristas. Mas, como realmente o terrorismo aterroriza a todos em qualquer lugar, tudo isso por apenas ganância em relação ao petróleo em justificativa à guerra contra o terror, tem brasileiro sendo morto em Gaza, na Inglaterra, na Espanha. E quantos outros irão morrer por causa desse terrorismo inexplicável para nós brasileiros que estamos sempre pelo lado passivo." "Minha pergunta a quem puder me responder: existe uma lógica para a polícia de um país como a Inglaterra, que não tem noção do que significa armas, e agora me parece que nem de leis eles têm noção, após muitos atentados resolverem usar armamentos sem ao menos saberem como se atira em um indivíduo que deveria ser identificado primeiro para depois ser levado a interrogatório se caso fosse necessário? A pergunta é: será que agora eles terão vergonha na cara e recolherão essas armas de volta? Por que uma certeza eu tenho, moradora aqui há cinco anos: se continuarem armados sem instrução, prática e treino, eles matarão muitos inocentes que estão aqui para trabalhar e defender o pão de cada dia." "Um certo cidadão de Fortaleza diz que 'isso não deveria "chocar" ninguém...' Quão chocado ficaria ele se esse fato ocorresse com alguém de sua própria família? E qual seria sua reação se fosse perseguido por estranhos (sem uniforme policial) apontando uma arma à sua cabeca??? "Como Jean, eu também sou brasileira, vivo no Reino Unido e penso que a polícia aqui está pior que a nossa no Brasil....A aparência do Jean já dizia que ele não era paquistanês e nem terrorista. Gostaria que todos os irmãos brasileiros que vivem aqui como eu se reunissem em uma manifestação aqui em favor dos direitos humanos... Estamos fora de casa e temos que ser unidos. Estou profundamente triste pela morte deste irmão e pelo desrespeito da polícia britânica." "Estou chocada e envio o meu pesar à familia deste rapaz. Não tenho nem palavras para expressar meus sentimentos. Acredito na polícia britânica, e todos cometem erros, é uma pena isso. E eu não acredito de forma alguma que esse rapaz tenha ligação com o terror, pois nós brasileiros não estamos acustomados com esse tipo de violência." "Além de inventar uma guerra como a do Iraque, o governo racista britânico (ou americano - pois parece haver apenas um chefe para esses dois Estados) ordena à sua polícia que mate pessoas suspeitas com cinco tiros quando elas já estão rendidas. Com toda certeza, se ele fosse loiro de olhos claros, Jean não teria sido morto. Britânicos e americanos espalham racismo e terror pelo mundo." "Bom pessoal, infelizmente houve esse mau ocorrido, já deveríamos estar acostumados pelo fato de sempre vermos e ouvirmos falar sobre coisas do tipo. Mas dói sabermos que perdemos mais um por qualquer tipo de erro. Dói, mas isso só me faz parar para pensar na volta de Jesus, esse é o fim dos tempos, onde o amor de muitos esfriarão, guerras e mais guerras, muitas vidas sendo ceifadas sem ao menos terem conhecido o salvador. E à familia do Jean eu lamento muito pelo ocorrido e peço a Deus que os visitem neste momento tão doído para vocês e que Ele lhes dê a paz." "Mais sangue inocente derramado nessa insensata guerra ao terrorismo que se junta às milhares de vítimas inocentes caídas em terras afegãs e iraquianas. Meus sentimentos à família de Jean Charles." "Depois de imobilizado levar cinco tiros na nuca, como uma vitima inocente entre mtas que virão, sinto como brasileiro constrangido,e tomo a dor da familia, é preciso sim prevenir contra os atentados, mas nao executa-lo de uma forma tão grotesca e desumana contra um ser humano, que ao menos reagiu, e depois nós paises sul americanos , latinos americanos somos considerados por toda a europa e USA, como uma raça inferior assim como dizia hitler, até quando irá as arrogantes nações ricas e se diz civilizadas, usar armas, e nao flores e estender sua mao ao necessitado, de uma forma franca e aberta como apreendemos no cristianismo, . "Assassinato. 5 tiros pelas costas é no mínimmo uma execução covarde. "Uma coisa muito triste essa. Se o brasileiro estava sendo seguido desde Tulse Hill, quando entrou no ônibus 2, por que não foi abordado no ônibus onde seria muito mais fácil abordá-lo do que correndo atrás dele ao entrar no metrô? Realmente uma lástima. Meus sentimentos à familia dele." "Foi o maior absurdo que eu já vi. Principalmente se tratando de um país que se diz civilizado. Foi uma verdadeira cena de barbaridade o que fizeram com nosso brasileirinho." "Eu acho um absurdo os policiais indo matando todos que eles acham ser terroristas suspeitos.Polícia tem que ser perfeita, tem que ter certeza. Imagina se vira moda a polícia ir matando todos que eles acharem ser traficantes, que eles acharem ser terroritas, que eles acharem ser assassinos. Isso não existe. Agora matou um jovem que saiu de seu país para tentar a vida de forma correta em outro país, que, por ironia do destino, foi confundido com um terrorista pelos policiais que tiraram sua vida de forma tão violenta, sem o jovem ao menos ter a chance de se defender. Francamente isso é de se envergonhar. Desculpas à família... Tudo bem... Mas irá trazer a vida do jovem de volta? Isso não." "É com tristeza e apreensão que vejo esta lamentável notícia. Como nós brasileiros estamos sendo envolvidos nessa aventura mal-sucedida de americanos e britânicos na busca pelo petróleo perdido. Infelizmente não foi o primeiro nem será o último. Recebemos em nosso país cidadãos do mundo com os braços abertos e o que ganhamos em troca: cinco tiros à queima-roupa. É lamentável, por mais corrupção e pobreza, eu não abandono meu país por nada, aqui é a verdadeira terra prometida. A guerra agora é pelo petróleo amanhã será pela água." "Esta morte é o reflexo do clima de barbárie que estamos atravessando no mundo. Desmistifica, por outro lado, esta nossa visão "terceiromundista" de que os europeus são melhores do que nós. Tem ato mais desumano do que atirar na cabeça de um jovem já imobilizado, que nem se sabia ser culpado? Acredito que o mundo está aterrorizado com tantas tragédias, mas vamos sair matando a todos que nos parecerem 'suspeitos'"? "Mais uma prova de que as técnicas ou métodos além da "inteligência", das autoridades policiais, não diferem muito, se essa polícia é a brasileira ou a superpolícia da Grã-Bretanha... Mesmo que esse "erro" represente até então, para a polícia do Velho Mundo, percentuais infímos... Entretanto, quando se trata de vidas humanas, toda a estatística se iguala à da periferia do mundo. Infelizmente aconteceu... E, dada a situação da Inglaterra atual, é provável que outros casos se sucedam." "Errar é humano. Um brasileiro foi morto por engano na Inglaterra, vitrine do mundo. E a polícia brasileira pede desculpas pelos mortos por engano? Acho que não, seria muito desgastante para uma polícia tão ocupada como a nossa. Um adendo: a violência no Brasil está tão banalizada que uma morte de um brasileiro no exterior é motivo para o governo brasileiro pedir explicações, imagino o que seria do ministro do Exterior se tivesse que dar explicações para cada estrangeiro que morre em nosso território." "Penso que a morte desse cidadão deu-se principalmente por três motivos: 1- Pelo biotipo bem parecido com os terroristas do último atentado; 2 - A polícia londrina não está acostumada a andar armada e, talvez por despreparo e/ou pânico, preferiu matar covardemente um indivíduo; 3 - O brasileiro estava no lugar errado e na época errada e foi vítima de uma tragédia, assim como as outras vítimas dos atentados que mataram várias pessoas no metrô e no ônibus. O terrorismo alcançará toda a humanidade, em qualquer lugar. Se os europeus, árabes, americanos e asiáticos não tomarem uma firme posição contra o terrorismo e não começarem agir em conjunto urgentemente, vai ser o caos." "O que aconteceu em Londres é realmente uma tragédia, notadamente reconhecida pelas autoridades. É lamentável perdermos um bom patrício nosso, morreu com dignidade e respeito." "Incompetência de treinamento antiterrorista. Os britânicos deveriam questionar o chefe da polícia sobre o tipo de preparação que seus policiais recebem em confronto com as táticas do sr. Osama Bin Laden. No entanto, o governo brasileiro não necessita ficar perplexo porque as mortes no eixo Rio-São Paulo ultrapassam de longe todo o conflito existente no Oriente Médio." "Como assim "pede desculpas"? Pede desculpas pelo quê? Não só à família de Jean, mas a todos os brasileiros que se indignaram com essa britalidade? Isso não difere em nada do terrorismo. É o assassinato de outro civil inocente. Para eles, a morte de mais um que se juntará às estatísticas. Esperamos uma posição do governo brasileiro diante desse assassinato. Não ficaríamos impunes numa troca de papéis. Violência para combater a violência? Se não fosse tão doloroso e injusto, poderia ser uma piada." "Isso é o resultado de jogar bombas em outros locais do mundo e achar que estão imunes. Como fica a vida do rapaz assassinado pela polícia? E falam que nós é que somos os selvagens do Terceiro Mundo. É uma vergonha." "Quando li sobre a morte de um terrorista pela polícia no metrô em Londres, imaginei que a polícia tivesse absoluta certeza de que a vítima era não apenas um terrorista, mas estava pronta para 'atacar' naquele momento (único motivo que justificaria a morte de qualquer indivíduo, mesmo sendo culpado). O fato de que a vítima era um cidadão inocente, que não representava perigo algum, faz da polícia britânica criminosos, nos meus olhos. O fato de a vítima ser um brasileiro choca não apenas por ser do meu próprio país, mas também por ser de um país que, apesar de ter tantos problemas internos, mantém uma integridade internacional que poucos paises mantêm. Morei em Londres por quatro anos e hoje perdi completamente o respeito que um dia tive pela polícia e pelo governo britânico." "Os policiais estão procurando terroristas suicidas. Todo mundo já sabe disso. Quem ouvir a policia mandar parar, atenda a ordem. Já pensou se o suspeito fosse mesmo um terrorista suicida e detonasse outra bomba?" "Eu, como brasileira, estou indignada e esperando o posicionamento do Brasil. Justiça! Punição para a polícia britânica! Justiça!" "Sinto muitíssimo pelo acontecido, mas sinceramente acho estranho alguém correr da polícia sem ter culpa no cartório. Acho triste e sinto muitíssimo mas infelizmente a polícia agiu certo." "Como brasileira, vejo com tristeza esses "erros" da polícia e penso que o terror veio para ficar, e infelizmente muitos inocentes sofrerão com isso. Os extremistas já avisaram que irão perseguir os países que cooperam com Estados Unidos. Mas nada justifica que pessoas de bem sejam sacrificadas como criminosas em nome de uma paranóia criada pelas explosões." "É lamentável que ele tenha sido morto. Entretanto, depois das atrocidades em Londres, o fato de que ele saiu correndo dos policiais dentro de um trem do metrô, onde eles acreditavam que ele estava prestes a detonar uma bomba e matar muitos outros, significa que a sua morte foi uma infeliz necessidade. As necessidades de muitos pesam mais do que as de uma pessoa. Se ele não tivesse saído correndo ele estaria vivo." "A polícia britânica mostrou-se extremamente mal treinada. Por mais que esse brasileiro fosse suspeito, cinco tiros à queima-roupa jamais serão justificados, senão por preconceito da polícia britânica. Lamentável e preocupante!" "Valeu a pena conquistar o Iraque, matar mulheres e crianças iraquianas, pelo simples fato de o país ter petróleo? E continuar a matar inocentes, pelo pânico do terrorismo que o próprio governo criou? O próprio geverno britânico é quem criou essa situação e tem uma parcela de culpa pelo ocorrido. Será que um simples pedido de desculpa recupera uma vida perdida? Será que os pais desse jovem vão conseguir perdoar esses policiais pelo ocorrido, pelo fato de nunca mais poderem ver o seu filho?" "Incompetêcia e prepotência da polícia londrina. Enquanto isso, Osama Bin Laden e sua turma devem estar muito contentes com o acontecido, ele sabe que a polícia de Londres é muito incompetente e vai facilitar seus próximos ataques." "Acho que Jean foi vítima da incompetência da polícia. Pois tirar a vida de alguém, quando não se tem a certeza do ato cometido, é pura ignorância." "A situação em Londres não é normal, e a polícia está tentando rapidamente aprender maneiras novas fazer seu trabalho. A execução do sr. Menezes foi um horror. Eu posso viver com a ameaça do ataque do terrorista, mas a morte do sr. Menezes afligiu me extremamente." "Só existe uma explicação para o que ocorreu: Jean Charles de Menezes foi executado pela polícia metropolitana de Londres, no mesmo estilo dos esquadrões da morte que atuam no Brasil e são criticados pelas entidades de direitos humanos. Espero que essas mesmas entidades investiguem o que ocorreu em Londres e que o policial que executou o brasileiro seja expulso da polícia e processado por homicídio doloso." "É muito triste tudo isso, as mortes de pessoas inocentes por terroristas e a morte de um brasileiro pela polícia londrina. Particularmente, acho que essa investigação, sobre a morte do compatriota, não vai dar em nada. Neste momento, parece que os meios justificam os fins. Vão arrumar alguma justificativa para o ato. Porém, como é que se explica atirar cinco vezes na nunca de uma pessoa imobilizada, como afirmaram as testemunhas?! Caso fosse um terrorista não seria melhor detê-lo e interrogá-lo? Aparentemente, ele não estava carregando nada volumoso que pudesse ser confudido com um artefato explosivo. Sim, quanto ao fato de ele ter corrido, isso pode ser justificado pelo fato de os policias estarem à paisana e ele ter pensado que não eram, realmente, policiais. Todo mundo anda assustado em Londres com tudo e com todos. É lamentável..." "Brasileiros chocados...Ridículo, o Brasil conta com mais de 100.000 assasinatos ao ano, entre esses muitos turistas de fora. Isso não deveria "chocar" ninguém..." "Despreparo profissional, trabalhando mais com a emoção do que com a razão. Não é porque o Jean é brasileiro, poderia ter sido um inglês no Brasil, e eu diria o mesmo. Não se admite atirar para depois identificar. Correr não quer dizer nada. Não prova nada. E atirar também não justifica nada." "Total despreparo da polícia. Sou carioca, mas vivo na Inglaterra. Cinco tiros pelas costas, nem a "preparada polícia do Rio" faria tal estrago. Talvez um cursinho básico com a nossa polícia possa diminuir ao menos a quantidade de tiros à queima-roupa. LAMENTÁVEL!!!" "O que aconteceu é muito grave para a polícia londrina. Demonstrou ao mundo o descontrole emocional e de tomada de decisões dos policiais da Scotland Yard. Eles fizeram a mesma coisa que a polícia de Saddam Hussein fazia. Eles dominaram a pessoa e depois mataram. Por que fazeram isso, se o brasileiro ja estava dominado? E foi criminosamente executado com tiros na cabeça, à queima-roupa. Esse tipo de acao é condenável. A Scotland Yard tem que tirar da corporação os policiais que fizeram isso e mostrar ao mundo que são justos. Mortos não se ressuscitam, então o governo britânico tem que indenizar, e muito bem, a família desse brasileiro morto." "Direta ou indiretamente, mais uma vítima do terror, ou seja, inocentes vão morrendo, e culpados onde estão?" "Um absurdo sem tamanho!!. Simplismente pedir desculpas? Como se com desculpas se devolveria a vida do jovem Jean! Graças à "síndrome de terror" que Mr. Busch e Mr. Blair conseguiram espalhar no mundo." "Parece que os britânicos ainda guardam resquícios de seus anscestrais colonizadores, ou seria isso influência das tardes de domingo recheadas com filmes de guerra, fazendo que este "brainwashing" desse a eles o espírito de James Bond? Não sei, mas provavelmente foi isso o que pensava o policial que matou com vários tiros na cabeça do jovem Jean Charles de Menezes na estação de Stockwell. Não tenho como conter minha repulsa a esse tipo de atitude e também chego à conclusão de que ainda virão mais ataques, mais bombas em metrôs, ônibus ou escolas, ou seja, muita gente vai morrer. Como qualquer outro morador de Londres, fiquei chocado com os atentados terroristas das últimas semanas, estava até pensando que a polícia estava fazendo um bom trabalho. Porém o assassinato desse jovem, tal qual a mim, que vem para Londres tentar a vida, retorna o meu pensamento à pilantragem de Blair e Bush atacando o Iraque. (...) É sem dúvida inaceitável o que esses jovens muçulmanos fizeram em Londres nas últimas semanas, porém não podemos ser tão arrogantes de pensarmos que essa violência nasce assim do nada, como uma maçã numa árvore." |
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||