BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 19 de abril, 2005 - 16h59 GMT (13h59 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Saiba o que os internautas esperam do papa Bento 16
Joseph Ratzinger
Joseph Ratzinger adotou o nome Bento 16º
Depois de dois dias de deliberações os 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram o cardeal Joseph Ratzinger como sucessor de João Paulo 2º.

Ele adotará o nome de Bento 16.

Entre os europeus não-italianos, este alemão, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, era um dos favoritos. Era um velho amigo de João Paulo 2º e compartilhava das suas posições ortodoxas.

Seu cargo fez dele o flagelo dos liberais, que já o acusaram de usar seu poder para calar dissidentes.

Embora Ratzinger, de 78 anos, seja visto como um ultraconservador, após o longo pontificado de João Paulo 2º, muitos vêem uma oportunidade para que o novo líder dos cerca de 1 bilhão de católicos reavalie algumas questões espirituais e morais que causaram polêmica no final do século 20.

Além de temas relativos à doutrina, o rápido crescimento da Igreja Católica no mundo em desenvolvimento significa que grande parte dos fiéis está agora em países em que há pobreza e desprezo pelos direitos humanos.

Os internautas que visitaram o site da BBC Brasil refletiram se o papel da igreja deve ser puramente espiritual ou se ela deve abarcar uma agenda social.

Há também pressões das bases por mudanças radicais na organização interna da igreja. A questão central é em que lugar deve se concentrar o poder. A burocracia do Vaticano deve preservar o controle centralizado? Ou deve distribuir poder nas mãos dos bispos em todo o mundo?

Leia abaixo alguns dos comentários enviados à BBC Brasil por internautas.

Espero que o papa, como qualquer outro lider religioso, compreenda que seu poder está limitado apenas àqueles que como católicos se submetem por livre e espontânea vontade aos dogmas e valores proclamados pelo Vaticano.
Rogério Matos, Rio de Janeiro (RJ)

Eu espero que ele faça algo de útil, falar de amor e paz muitos falam, quero ver é ter coragem de pegar o ouro da igreja e o dinheiro que ela tem e doar para os necessitados.
Eric Vale, São Paulo (SP)

Por que julgar com tanta pressa? Enquanto um Bispo ensinar a obediência ao Evangelho de Cristo e à imitação da Sua Santa Vida, não há erro. Que Deus o Abençoe e o Ilumine em seu governo.
Manoel Francisco dos Santos, Recife (PE)

Como veio de um país bastante rico, espero que o papa veja de perto os problemas sociais dos países do terceiro mundo. Isto com certeza lhe ajudará nas futuras tomadas de decisão.
Alexandre Alencar, Brasil

A eleição de Joseph Ratzinger foi muito criticada. Contudo, creio que ele será um ótimo papa, afinal, é necessário que a Igreja mantenha suas tradições e valores.
Gustavo Rengel dos Santos, Guarapuava (PR)

Eu, como católico e adepto da teologia da libertação, acho que não poderia ser pior para a Igreja nesse momento ter um papa extremamente conservador que quer levar a Igreja para as catacumbas.
Rafael Ribeiro, Rio de Janeiro (RJ)

A Igreja Católica agora vai desabar de vez. Esse papa, por onde passar, será alvo de algumas vaias devido ao seu autoritarismo em relação às questões sociais.
Roberto, Salvador (BA)

Peço a Deus que ele tenha bastante saúde e que consiga resgatar nas pessoas a fé, a esperança e o bom senso, levando a vida com exemplo na Bíblia.
Izabel Mathias Rosa, Suzano (SP)

Penso que Ratzinger não mudará nada daquilo que sempre fez: continuará apegado a doutrinas do passado, sem ter coragem nem condições de colocar os pés no chão da realidade. Basta ver a realidade da Igreja na Europa. Tem a ensinar o quê? Só doutrina rígida, ultrapassada de longe pela realidade que a população vive hoje.
Nestor Adolfo Eckert, Brusque (SC)

Espero que ele continue o mesmo. O modernismo está acabando com a Igreja e com as famílias. As pessoas não conhecem mais a profundidade do envangelho de Jesus Cristo, e o novo papa conhece.
Maria, Machado (MG)

A eleição de Ratzinger para assumir tão importante cargo na Igreja Católica assusta em princípio. No momento em que o mundo procura ver a forma comportamental dos seus cidadãos por outro foco, ou seja, por um lado menos preconceituoso - como o casamento de pessoas do mesmo sexo, como o uso da camisinha, como a participação das mulheres em níveis iguais aos dos homens e outras conquistas que, com certeza, refletem a nova forma de pensar das sociedades -, surge ele, pregando conceitos antigos e que, com certeza, irão se opor também aos pensamentos de parte de seus fiéis. A Igreja, para ter seu papel na sociedade, tem que estar afinada com o seu tempo.
Daniel Alves, Porto Seguro (BA)

A religião é o entrave da humanidade; a prova disto foi a escolha de um nazista para administrar os desmandos e as mentiras do cristianismo via Igreja Católica.
Marcello Castro, San Francisco (EUA)

Todos nós somos filhos de Deus, não se pode condenar um ser humano pelo fato de ele ter vindo ao mundo sendo um homossexual. Cabe a Deus julgar, e não às instituicões religiosas. O mundo evolui e o homem também, se a Igreja não acompanhar irá jogar nação contra nação. O radicalismo dos ultraconservadores só tem a perder. Se eu estiver pecando, Deus me perdoe, mas este papa ainda não me conquistou.
Leonardo A. Mara, Eindhoven (Holanda)

Acho muita graça aos comentários de todos aqueles que se dizem CRISTÃOS apenas para comentar e criticar não para praticar o cristianismo, quando dizem que o papa afasta os fiéis! Mas então a fé perde-se porque o papa ou o bispo é bonito ou feio, alto ou gordo? Claro que estes personagens não sabem o que é a fé. Discutam dentro das vossas comunidades maçônicas ou até satânicas e deixem os crentes na sua vida de amor e crença com este papa ou com outro, mas sempre com CRISTO.
Tino Martins, Bragança (Portugal)

Espero que ele seja realmente convertido aos pés do Senhor Jesus. Espero que o Espírito Santo derrame unção sobre ele e que ele seja fiel ao que é pregado na Palavra de Deus.
Gabriel Amorim, Almenara (MG)

Desejo felicidades.
Ana Patricio, Luanda (Angola)

Até sua aparência é de meter medo. Parece o Boris Karloff. A igreja católica que já estava "parada", agora vai andar para trás. Um período de conservadorismo exacerbado vem aí. Ainda bem que está com a idade bem adiantada.
Roberto D. Arneiro, São Paulo (SP)

A profecia de São Malaquias se concretizou!!! A profecia, que faz referência a 112 papas a partir do século XI, dando a cada uma frase como divisa. Assim, João Paulo II, o 110º, foi o "do trabalho do sol", pois nasceu no dia de um eclipse solar (ou por ser do leste europeu, de onde o Sol "se levanta"). E o novo papa, que pela profecia deve ser o penúltimo antes do fim do mundo, é o da "glória da oliveira". O novo papa, embora não seja da Ordem de São Bento (conhecidos como os Olivetanos, ou da Oliveira) adotou o nome de Bento XVI, pois nasceu no dia desse Santo. Quem quiser que acredite...ou não. (Ou estaria Ratzinger, conhecido por sua astúcia, jogando com a fé dos católicos e o medo do Juízo Final, portanto escolhendo esse nome deliberadamente??? Veremos).
Luis, São João da Boa Vista (SP)

Eu espero que ele seja uma pessoa humana e de bom caráter. E que faça o melhor para o mundo inteiro pois é isso que esperamos. Que Deus ilumine seu pontificado.
Ilcineide Freitas Almeida, Barretos (SP)

Bem, minha opinião é bem pessoal a respeito do novo papa. Ele não me parece ser carismático como o João Paulo e tenho que admitir que fiquei surpresa ao saber sua idade também... Espero que ele saiba onde ele estará entrando e que responsabilidade grande o mesmo vai ter.
Sonia Carle, Chelmsford (Estados Unidos)

Que este novo pontífice consiga caminhar no anúncio do reino de Deus dando ênfase à Teologia da Libertação, sabendo nos olhar que somos os pobres da América Latina. Acredito no seu pontificado e peço que o Espírito Santo ilumine e dê graças e força para prosseguir o Reino de Deus.
Jorge Jose Xavier, São Paulo (SP)

Vai ser um ótimo Papa.
Carlos Henrique, Joinville (SC)

Nada...
José Carlos, de Campos do Jordão (SP)

Não espero nada de um dogmático direitista e retrógrado, Inquisidor como nos velhos tempos do cristianismo atrasado.
Vicente Prieto, de São Paulo (SP)

Um excepcional retrocesso para toda a humanidade. Creio que será dado ênfase às questões políticas em detrimento às espirituais.
Dilson, de Brasília (DF)

Depois de dias cortejando um cadaver elegem outro anticristão!
Luchhi, de Porto Alegre (RS)

Ele vai distanciar a Igreja de seus fiéis, principalmente nos paises latino-americanos, posto a crescente onda protestante. Devido aos grandes problemas sociais, o povo latino e também os asiáticos católicos esperam a presença de líderes reliogiosos que lhes tragam conforto e paz, atigindo assim seus coraçoes e sua fé. Não vejo Ratzinger como um papa que alcançará este resultado.
Tiago Quadros, de Vitória da Conquista (BA)

Fiquei muito decepcionado com esse papa. Se antes a Igreja já perdia fieis, agora, com esse inquisidor, acabamos de vez. Sempre fui católico, mas tenho que reconhecer que agora estamos mal. Não entendo como a Igreja pode eleger alguém com fama tão ruim, péssimo e desagregador. Definitivamente é o fim da Igreja Católica.
Francisco Loureiro, do Rio de Janeiro (RJ)

O problema é que ele é muito conservador e se a Igreja não corrigir erros como a pedofilia, e abrir a porta para discussões como homossexualismo, clonagem e contraceptivos, ela irá perder a força no mundo... lembrando que a Santa Inquisição já traz um caos para a História da Igreja! É preciso abrir portas e refazer alguns preceitos no mundo contemporaneo.
Anderson Muniz, de Pindamonhangaba, (SP)

Bento 16 poderá vir a ser uma pedra no caminho do debate e das mudança tão necessárias à Igreja Católica.
Marcos Paulo , de São Paulo (SP)

Essa eleição foi uma fraude. Esse homem não é abençoado por Deus e suas horigens são duvidosas. (Nazismo e Inquisição) A igrejá catolica ira se partir.
David Mirandal, de Recife (PE)

Espero, sinceramente, que o pontificado do Santo Padre Bento 16 seja tão repleto de grandezas quanto o de João Paulo 2º. Que Deus abençoe Bento 16 a Igreja e o mundo inteiro.
Alessandro Rodrigues, de Curitiba(PR)

Nada de bom...
Ferano Perestelo, do Canadá

É urgente que a Igreja abra o diálogo para as mudanças e as características do mundo atual. Neste sentido, julgo péssima a escolha de Ratzinger. O cardeal Carlo Maria Martini era um sucessor muito mais apropriado para a nosa época. Espero que, com esta escolha, a Igreja não faça um caminho para atrás.
Domenico, de Petrolina (ES)

Na minha opinião, a Igreja será o que sempre foi. Uma instituição usada para enriquecer seus representantes e discriminar quem não participa da sua hipocrisia. Como sempre, nada vai mudar. O papa anterior apenas soube usar a mídia a seu favor para parecer que era liberal - "o papa dos jovens", mas que, no fundo, discriminava os homossexuais, os desquitados, os usuários de preservativos e anticoncepcionais, etc. Sua fuga da realidade se resumia em ser "pop" e fazer de suas aparições grandes espetáculos, assim como foi a sua morte. Infelizmente a carranca sisuda do Sr. Ratzinger no seu reinado de transição irá com certeza decepcionar muitos fiéis que se acostumaram com os shows de Superstars.
Adriana Souza, de Brasília (DF)

Bento 16 deve manter a igreja do jeito que está, fazer uma continuação fiel do papado de João Paulo.
Manuel, de Campinas (SP)

O retrocesso da doutrina que Joseph vai tentar, será bem-vindo, pois vai gerar uma insatisfação gigantesca no seu breve papado. O sucessor, então será o maestro, entre os dogmas seculares e o avanço, sobretudo na ciência e a ética biológica. Portanto este retrocesso será como um "estilingue" que jogará a Igreja definitivamente no século 21 apesar de poder tornar-se ainda mais caricatural e simbólica do que se nos apresenta atualmente.
Deli Pinto, Castanhal (PA)

Como um ultra conservador que é, acredito que o exôdo da Igreja Católica vai continuar aumentando. As pessoas querem a oração, mas também querem o pão. Se a Igreja Católica se afasta do mais humilde, se ela exclui, se ela pune, ela afasta seus fieis, fazendo com que eles procurem outras paragens que os acolham sem tanto preconceito. Ou a Igreja Católica chega mais perto dos mais humildes ou vai continuar perdendo fieis para Igrejas oportunistas.
Celia Maria, de Salvador (BA)

Como católico apostólico romano, não posso concordar com nada que atente contra a vida, como o aborto ou pena de morte. Quanto ao casamento de homossexuais isso não é natural, pois a família é composta de um homem e uma mulher que darão continuidade à nossa existência. Que Deus de força a Bento XVI, um homem que fala 10 linguas e tem 07 doutorados, em sua luta pela vida e pela paz.
Chris Vieira, de São Paulo (SP)

Como um bom agnóstico, sou indiferente a quem ficará governando aquele micro- Estado teocrático, o problema é o poder de formar opinião além fronteiras. Desejo, portanto, dos meus mais sinceros sentimentos que o pontifícado do sr. Ratzinger seja o mais breve possível, em benefício da humanidade e do mundo da razão.
Jorge Edmundo, de Governador valadares (MG)

Eu espero que esse papa trabalhe mais com os adolescentes, porque o mundo nunca precisou, como hoje em dia, que uma autoridade católica olhasse mais para os adolescentes. Porque, hoje em dia, os jovens já não tem mais tanta fé, amor e carinho pela própria vida, onde eles se perdem nos vícios das drogas, acabam se matando em acidentes de carro por causa do alcoolismo e na minha opinião, está faltanto alguém que coloque de novo nessas pessoas aquele amor que a mãe tenta passar para o filho quando ele ainda é criança, e que foi tirado por esse mundo maluco cheio de pessoas que, às vezes, querem nosso mal e até mesmo nossa morte.
Então, esse é o apelo que eu faço para o papa, tentar trabalhar mais com os adolescentes, porque eu faço parte da Igreja Católica Salesiana, onde a gente trabalha muito com os adolescentes e pessoas pobres.
Onde também eu conheci minha namorada que me tirou de uma depressão profunda e me levou para um grupo de jovens que se chama MJE movimento de jovens encontristas, onde minha vida voltou a ter sentido. Eu tinha machucado meu joelho em uma manobra militar, porque era soldado do Exército brasileiro e acabei caindo de uma altura de 6 a 8 metros e meu joelho estourou.

Tive vários problemas, mas encontrei essa menina que se chama Juliana Buttke em uma festa na paróquia Dom Bosco, na festa junina, onde esse grupo de jovens geralmente faz festinhas todos os anos para arrecadar dinheiro para fazer cestas básicas para as pessoas que não tem condições, o padre Renato, e todas essas pessoas que, com o passar do tempo, me ajudaram a ter minha fé novamente. Hoje eu pretendo casar com essa menina que me vez viver novamente, então eu acho que o mundo precisa de pessoas como minha namorada, para colocar amor e trazer de novo a fé das pessoas e como o Padre Renato que promovem festas e eventos para arrecadar dinheiro para as pessoas carentes.
Rodrigo Kemper, de Joinville (SC)

Eu não espero que ele seja igual ao outro papa, espero que ele tenha atitudes autenticas, que supere as religiões, eu espero que ele seja ele mesmo, que não que copie o outro...
Grayella Chamy Soares, de Divinópolis (MG)

Eu espero que o novo papa desenvolva um bom trabalho, assim como João Paulo 2º, e que também leve pra frente os trabalhos de seu antecessor, levando à frente temas como a camisinha, o aborto, a homossexualidade e o papel das mulheres na Igreja.
Uma pergunta: Já que ele era o braço direito de João Paulo 2º por que ele adotou o nome de Benedictos 16? E não João Paulo 3º?

Thalles Heleno Guimaraes Oliveira, de Mutum (MG)

Que ele deixe de lado a filosofia (ensino de humanos imperfeitos ) e a política e apegue-se à Bílbia como orientação e ensine seus seguidores a obedecer ao deus criador dos céus e da terra e légitimo governante, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fernando Vieira, de São Paulo (SP)

É difícil ter uma opinião formada em tão pouco tempo, apenas nos foram mostrados aspectos da vida do novo papa Ratzinger e conservadorismos de sua parte. Tal característica pode não ser boa para o futuro da Igreja Católica e seus seguidores, já que proibir o uso de preservativos e simplesmente ignorar doenças como aids em um mundo tão avançado e moderno, torna-se contraditório, partindo de uma instituição religiosa, que mesmo com os seus dogmas e leis, preza pelo bem humano. É realmente complicado imaginar uma situação dessas, em que se ignoram os fatos que estão estampados na nossa cara e estamos vendo as conseqüencias drásticas, principalmente de uma juventude "perdida" em questões de valores e respeitos. Creio que a abolição do uso de camisinhas não seja o melhor método para reeducar uma população jovem, conscientizando-os, apenas a respeito de algumas considerações da Igreja Católica. É preciso, sim, considerar os valores religiosos, mas sem ignorar fatos da realidade que tanto preocupam.
Jacqueline, de São Paulo (SP)

Espero que ele seja um papa mais flexível e conservador em todos os assuntos
Julio César, de Ariquemes - Rondônia

O que poderíamos esperar do falso profeta? Nada mais, nada menos do que preparar o caminho do anti-cristo.
Claudio, de Belo Horizonte (MG)

Com certeza a Igreja se distanciará mais de seus fiéis na América Latina e no Mundo. Outro papa conservador que irá apostar no conservadorismo e obscuridade em relação ao aborto, aids e preservativos! Péssima escolha e motivada principalmente pela política conservadora do Vaticano e muito pouco pelo "Espírito Santo"...
Leonardo Garrido, do Rio de Janeiro (RJ)

No meu ponto de vista eu acho que deveria ser um papa sulamericano como Dom Claudio, pois seria a primeira vez que um Papa viria de um país subdesenvolvido, e mudaria muita coisa. Mais aposto que ele saberá adiministrar bem os problemas da Igreja e do mundo.
Gustavo Vieira Honink

Louvável a eleição do cardeal Joseph Ratzinger para ocupar o lugar de João Paulo 2º segundo, mas, independentemente da não eleição de um brasileiro para o cargo, pelas crises que atravessa a Igreja, principalmente no tocante ao êxodo de seguidores (no Brasil a situação é mais grave ainda), este seria o momento oportuno para conduzir ao cargo um papa com a sabedoria de João Paulo 2º, mas desatrelado do conservadorismo, que elitiza a Igreja em detrimento dos pobres, dos excluídos socialmente.
Imagine se à frente da Igreja tivéssemos um Dom Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, Honduras!
Os pobres, com certeza, iriam dar gargalhadas de felicidade!
Que DEUS o abençoe, Papa Bento 16!

Francisco Manuel da Rocha Neto, Palmas (TO)

Não consigo esquecer o que os alemães fizeram aos 6 milhoes de judeus quando do "delírio" nazista. Um alemão à frente da Igreja para mim é o fim. Ele tem cara de mau. João Paulo 2º, era doce e carismático e tive oportunidade de vê-lo, já o Sr Bento 16 duvido que ele venha ao meu país, muito menos em minha cidade, até mesmo porque ele não tem idade para isso. Precisávamos de um papa mais jovem, que nos trouxesse esperança. Para mim o Sr. Ratzinger não pode fazer muitos planos, a idade não permite. Não preciso de um papa que me dê medo e sim de um líder, forte, positivo e apaixonado pela vida, que vá de encontro ao povo. Não crio espectativas quanto ao Sr. Ratizinger.
Julio César, de Manaus (AM)

Infelizmente o novo papa é, talvez, mais conservador que o antecessor, e isto não é o melhor para o mundo. A Igreja precisa repensar o celibato sacerdotal e a ordenação de mulheres. Tal mudança traria centenas de milhares de novos sacerdotes, que a Igreja tanto precisa.

Espero que ele consiga fazer o Amor ressurgir no coração das pessoas.
Rodrigo, de Belo Horizonte (MG)

Haveria mais ministros envolvidos com a educação religiosa, ensinando, às novas gerações principalmente, os valores éticos e morais do cristianismo, cooperando para a redução do materialismo e da ignorância religiosa. O povo teria mas assistência espiritual de parte da Igreja, que por falta de ministros deixa de faze-lo provocando o êxodo de católicos para outras religiões.
José Nicodemos, de São Paulo (SP)

Espero que ele seja muito sábio e consiga passar paz para todos os povos, assim como João Paulo 2º, pois vivemos em um mundo que não é fácil
Ary, de Osasco (SP)

Deve mudar a posicao ou discutir mais a fundo temas como o uso de anticoncepcionais, aborto e homossexualismo
Ed, de Halmstad, na Suécia

Foi com certeza uma esclolha pelos corações de Jesus Cristo e Maria Santíssima, foi o que senti no meu coração. Deus seja louvado.
Marcio Antonio, de Brasília (DF)

Não gostei da escolha, pois Ratzinger é conservador demais para a Igreja de João Paulo 2º que tanto falou numa linguagem ecumênica ao mundo inteiro.
Carlos Augusto de Oliveira, de Vespasiano Correa (SP)

Embora seu perfil seja conservador...espero que seja permitido aos padres o casamento, ordenamento feminino, já que a Igreja precisa evoluir.
João, de São José do Rio Preto (SP)

Eu espero que este papado seja breve. Que seja realmente de transição. O mesmo representa um enorme retrocesso no catolicismo.
Marcos Souguellis, de São Paulo (SP)

Espero que seja amável com os seus irmãos em Cristo. E não libere o homossexualimo, pois para isto teria que mudar a Bíblia (Coisa que a Igreja Católica já fez séculos atrás ao incluir livros apócrifos e doutrinas pagãs, como oração aos mortos, a ascensão de Maria, etc).
Glaucia, de Florianópolis (SC)

66Bento 16
Especial traz perfil, fotos, vídeos e reações ao novo papa.
66Novo papa
Fumaça branca indica eleição de Joseph Ratzinger; veja fotos.
LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade