BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 03 de abril, 2005 - 13h08 GMT (10h08 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Leia as mensagens em homenagem ao papa João Paulo 2º
João Paulo 2º
O estado de saúde de João Paulo 2º se agravou nos últimos dias
Os internautas enviaram à BBC Brasil dezenas de mensagems falando sobre o papa João Paulo 2º e seu legado.

As mensagens refletem o carinho dos fiéis pelo pontífice.

Muitos consideram João Paulo 2º o mais importante papa da história.

Leia abaixo alguns dos comentários enviados à BBC Brasil.

Este fórum está encerrado.

"A morte de João Paulo 2º deixa o mundo mais pobre no sentido de amor e solidariedade. Quem virá agora?Que seja um novo com as mesmas idéias e amor ao próximo que João Paulo 2º".
Damares Mendes, São Paulo (SP)

"O papa vai nos deixar muita saudade, principalmente para nós católicos. Ele foi um peregino e seguiu fielmente o exemplo do apóstolo Paulo, ele abraçou com amor a fé, a igreja e seu povo e acima de tudo sempre defendeu a vida".
Amanda Soares de Brito, Londrina (PR)

"Na minha opinião João Paulo 2º foi o homem que nasceu para amar a humanidade. O primeiro papa na história da Igreja a reconhecer todas as religiões. Sei que Deus o recebeu com muito carinho".
Genesis Nobrega, Duque de Caxias (RJ)

"Sou jovem e apesar de ser protestante presbiteriana, senti a morte do papa como se tivesse perdido alguém muito importante pra mim. E percebi que era! Que os seus ensinamentos ecoem na nossa mente e que os nossos atos sejam de implementaçäo do ecoar desses ensinamentos!"
Eunice Chicuamba, Maputo, Moçambique

"Sou kardecista e mesmo não sendo seguidor do catolicismo posso dizer com toda a certeza que o Papa João Paulo 2º foi um verdadeiro cristão no sentido verdadeiro da palavra, pois ele se encaixa perfeitamente nessa citação: "reconhece-se o verdadeiro cristão pela sua integridade moral e pelo esforço que faz em domar suas más inclinações". Que o papa seja recebido divinamente em sua nova pátria: a pátria espiritual".
Fabiano (RJ)

"Independentemente de religião, o mundo perde um grande ser humano, quando podemos afirmar que a paz está órfã".
Francisco Manoel da Rocha Neto, Palmas (TO)

"O papa João Paulo 2º presava sempre a paz seja ela onde for, buscava o dialogo e a compreensão. Tinha como ideal a paz no mundo, mesmo em países onde o o catolicismo não é tão difundido. Todos se renderam ao ouvir primeiramente as necessidades de seu povo (povo de Deus) e o papa dava conselhos a eles. Beijava o solo dos países nos quais chegava e pregava sempre o bem. Poderíamos escrever páginas e mais páginas, mas não poderíamos descrever a tristesa que o mundo sente agora com o Adeus ao papa. Obrigado, João Paulo 2º".
Diego Lima Scadelai, Ribeirão Preto (SP)

"Pensar o que significa a morte de João Paulo 2º não é uma tarefa fácil. Ler, nas entrelinhas, o que este óbito causará, tanto na Igreja quanto no mundo, é para poucos. Prever o que será da Igreja a partir de agora, em pleno início de século, exige um exercício intelectual e, ao mesmo tempo, paciência para acompanhar os acontecimentos e seus prelúdios. Mas sentir os efeitos da despedida de João Paulo 2º, isto é possível a todos. Entre lágrimas e lembranças, as pessoas vão expressando seus sentimentos e demonstrando-os, seja por meio de orações, cânticos, choros, imagens e até mesmo por gestos e olhares. Por meio de viagens e discursos, abraços e bênçãos, sorriso e carisma, lendo ou cantando, João Paulo 2º percorreu não somente territórios físicos, mas também imaginários perpassando ideologias, opressões, regimes ditadoriais e outras aflições de um mundo que agora agoniza, solitário e sob lágrimas, sem o seu João de Deus."
Jean, Rolândia (PR)

Tive a graça de vê-lo pessoalmente durante a sua última visita ao Rio, era verdadeiramente um homem de deus, ele trasmitia isso através de seu semblante sereno, eu vi deus dentro de seus olhos. Nunca me esquecerei desse dia. "Descanse em paz, Santo padre"
Carla, Rio de Janeiro (RJ)

"O mundo esta sem o seu principal divulgador da paz e da igualdade entre os homens, jamais João Paulo 2º será esquecido"
Edson P. de Alencar. São Bernardo do Campo (SP)

"Missionário da Paz, da Resistência e do Amor ao próximo no mundo, cumpriu sua missão como Deus o escolheu, até o último de seus dias, agora viajou também para atendê-lo, e será recebido por Jesus e por tantos outros missionários da paz: Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Ghandi. E continuará a abençoar-nos e a trabalhar pela paz mundial e pelo amor ao próximo, tenho certeza disso. Sua bênção e obrigada por tudo, João de Deus."
Vera Oliveira Muniz, Rio de Janeiro (RJ)

"'Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5,9)'. João Paulo 2º foi um verdadeiro promotor da Paz e da justiça, ele assumiu diante de toda a humanidade o seu papel de filho de Deus. Descanse em Paz"
Ivan Santos, Camaçari

"Este papa peregrino, como chamam alguns, destacou-se pela busca do diálogo."
Ronan Wittee, Porto Alegre (RS)

"Sou protestante luterano, mas Deus o mandou, atentado sofreu, mão Divina o 'ressuscitou', vivo continuou, missão de Deus cumpriu e obedeceu durante curtos vinte e seis anos, agora Deus o chamou. Deixando bilhões de católicos órfãos. Mas lá em cima continua com as suas mãos sobre nossas cabeças. Deus o guarde."
Evaldo Stender, Londres (Grã-Bretanha)

"O Brasil todo chora a sua morte. Obrigado João Paulo 2º."
Rubens Fernandes da Silva, Rio de Janeiro (RJ)

"Em 1980, quando da visita do Sumo Pontífice a Belo Horizonte, eu estava na praça que hoje recebeu o carinhoso nome de 'Praça do Papa'. Posso dizer sem falsa modéstia que foi um momento ímpar, marcado por forte emoção e alegria. Um homem que merece todo nosso respeito e eterna lembrança, pois, seguindo o que Jesus Cristo pregou, AMOR E RESPEITO ENTRE OS HOMENS, ele soube levar com bastante ênfase, coragem, dignidade e tolerância a sua mensagem de PAZ. É UM SANTO HOMEM A OLHAR POR TODOS NÓS, QUE ELE TENHA O DESCANSO MERECIDO DOS HOMENS DE BEM. Muito obrigado."
Raymundo Silva de Abreu, Belo Horizonte (MG)

"Foi-se o exemplo vivo da peregrinação do evangelho aos quatro cantos do mundo. Exemplo de que é possível o amor incondicional. Ficamos sem o missionário da paz, nós os humanos, independentemente de credos e religiões. Saberemos dar continuidade ao seu exemplo de amor?"
Elizabeth, São Paulo (SP)

"Vossa Santidade o Papa João Paulo 2º pôs em prática o que nosso Senhor JESUS CRISTO nos ensinou. Pregou o amor entre os povos e a paz mundial principalmente."
Claudemir, Piracicaba (SP)

"O que podemos dizer quando alguém de nossa família parte? Vá com Deus! Deus te acompanhe! Te amamos, não se esqueça de nós. Quando olharmos para o céu com certeza veremos uma estrela a mais. É a sua Luz Papa João Paulo 2º. Deus está novamente com seu filho entre os braços."
Nadir, São Paulo (SP)

"Ele foi o primeiro na história da igreja cristã."
Mauro de Anhaia, Port Chester (EUA)

"Eu acho que, chegou a hora do Papa ir ao ceu para informar a Deus o que está passando na terra."
J. Cavunga, Luanda (Angola)

"Elevo os olhos para os montes e de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do senhor. João Paulo 2º descanse em paz. Tu cumpriste muito bem a tua missão."
Cesar de Camargo, Santa Maria (RS)

"O papa peregrino fez a sua última e mais importante viagem: foi ao encontro do Senhor. Jamais o esqueceremos."
Marcos Amaral Mendes, Cuiabá (MT)

"Nosso último papa santo e pai."
Jeferson Gomes da Silva, Taquaritinga (SP)

"O papa foi um homem que viveu para levar para os países a importância de Deus em nossas vidas e sempre levou palavras de AMOR E DE PAZ. Jesus veio para transmitir o amor e a paz. Então foi um homem de Deus. Esteja com Jesus e o amor de Maria. Amém!"
Sheila Cruz da Silva, Duque de Caxias (RS)

"Que o papa continue nos abençoando, estando ao lado de DEUS."
Marcos Henrique Galdino de Souza, Bragança Paulista (SP)

"Suas idéias serão sempre respeitadas pelos que realmente amam a Igreja Católica Apostólica Romana."
Giovanni B. Steckelberg, Anápolis (GO)

"O papa João Paulo 2º foi o homem que conseguiu maior união entre os homens e maior sentimento de paz nos corações. Já deixas muitas saudades, João Paulo. Descanses em paz!"
Fabíola Calife, Recife (PE)

"O papa João Paulo 2º foi e sempre será uma dádiva de DEUS."
Tee Jay, Luanda (Angola)

"Para mim o papa João Paulo 2º foi um dos melhores papas dessa nova era. Infelizmente ele faleceu, mas sei que ele estará muito bem perto de Deus, intercedendo por nós."
Dayana, Juatuba (MG)

"Espero que nossa igreja saiba escolher muito bem nossa Santidade pois a maior delas já se foi!!! Meus sentimentos a todos os cardeais arcebispos e bispos do mundo inteiro e principalmente a todo Vaticano!!!!"
Ewerton Roberto da Silva Santos, Barretos (SP)

"Eu acho que ele era uma pessoa santa! O mundo agora vai se desmantelar por completo, pois acho que ele era a única saída aqui na terra para a paz!"
Emanoel Deivison M. de Melo, Jupi (PE)

"O mundo perdeu, sem dúvida, o maior líder que a história já registrou. Ser líder significa comandar com amor, com dignidade, diálogo e PAZ. Por isso, perdemos um grande pastor."
Leonardo de Jesus Rodrigues, Itajubá (MG)

"O papa era uma pessoa maravilhosa em todos os sentidos, amável, não guardava rancores de ninguém. Nós devíamos seguir o exemplo dele e seguir aquele último mandamento que Jesus nos deixou: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. João Paulo 2º, você estará guardado sempre em nossos corações, sei que você nunca deixará de estar aqui ao nosso lado. Eu, em nome de minha família, agradeço-lhe por tudo que você fez pelo mundo todo. AMÉM."
Natan Alves de Santana, Tobias Barreto (SE)

"Exemplo de bondade, fé e esperança. Deixa um legado de sabedoria e perseverança que a humanidade saberá cultivá-la."
Osmar, Florianópolis (SC)

"Que DEUS recebe este santo homem, que viveu para servir ao próximo, e, que com a morte dele ‘os homens’ tenham mais humildade e sejam mais humanos em todos os sentidos!!!"
Arismaldo S. Filho, Salvador (BA)

"Sempre mostrou características fortes e transmitiu perspectivas e confiança, esteve sempre atento aos acontecimentos recentes da humanidade. Essa foi sua marca que sempre me impressionou".
Reginaldo Pacheco de Castro, Maceió (AL)

"Ele significa amor e companheirismo. Lutou até o último momento mas agora queremos que ele esteja descansando em paz, na qual sempre nos transmitiu, com o Nosso Senhor."
Alessandra, Juninho, Jeroen e Diessika, Hertogenbosch (Holanda)

"Papa João Paulo 2º: pessoa que serve de exemplo para todos. Foi para o céu, para junto do nosso pai, Deus. Pessoa que me serviu de exemplo para quando tinha problemas. João Paulo 2º: serviste de exemplo para os portugueses. És a nossa luz, e agora que estás no céu junto de Deus ficarás enriquecido com as palavras que ele te irá dizer. Somos todos pecadores, e tu também, mas os que te queriam matar eram maus, muito maus. Tu tiveste uma coragem enorme. Aguentaste estes anos todos, a tua doença e os que te queriam matar. Vai para o céu, para junto do nosso pai. Lá estarás muito bem protegido daqueles que queriam te matar."
Cristina, Leiria (Portugal)

"Este fim de semana está sendo muito triste para mim. Espero que, como João Paulo 2º, tenhamos um líder espiritual que ajude a moralizar a humanidade, e que Deus ilumine na escolha do sucessor."
Cicero Alexandre Rocha, Guarulhos (SP)

"João Paulo 2º foi a personalidade mais importante dos últimos tempos. A marca do luto nos engrandece espiritualmente, pois sua figura nos marcará eternamente. Deverá ser proclamado santo o mais breve possível."
Cleomar Candaten, Palmitinho (RS)

"Sinto como se eu tivesse perdido alguém da minha família, chego às vezes a sentir um enorme vazio. Lamento profundamente a morte do papa."
Alessandro Cavalcante, São Paulo (SP)

"Se no mundo houvesse mais João Paulo 2º, o mundo teria mais paz e amor."
Ismael Batista da Silva, Andradina (SP)

“Percorri a minha juventude com a presença de SUA SANTIDADE. Ficará para sempre nas nossas memórias. Descanse em paz.”
Graça Maria Almeida, Rotterdam (Holanda)

"João Paulo 2º, defensor da paz e da razão, que sua energia continue a nos alimentar e modificar para o encontro com Deus!"
Adailton Bezerra, Brasília (DF)

"Agradeço a Deus por ter vivido no mesmo tempo em que João Paulo 2º fez sua história pela humanidade."
Paulo Macedo, Newark (EUA)

"Que Deus em Vossa infinita misericórdia lhe dê o descanso eterno. Certamente ganhamos mais um intercessor, no céu, junto a Deus por todos nós. Ele se foi, mas a imagem e os ensinamentos do João de Deus estará para sempre em nossos pensamentos e corações!!!"
Thiago Barbosa Antunes de Oliveira, Rio de Janeiro (RJ)

"Um grande homem, Pai, líder e missionário. Um grande exemplo de amor pela humanidade e pela Igreja. Exemplo de fé e perseverança nas provações. Sua morte nos deixa um vazio e ao mesmo tempo um grande exemplo para seguirmos."
Deonisio, Neu Ulm (Alemanha)

"Eu achava o papa uma pessoa maravilhosa, a melhor coisa que aconteceu para as pessoas, ele ensinou muito e ensinou as pessoas a aprender a perdoar. Uma coisa muito bonita. Que Deus o abençoe."
Júlio, Cuiabá (MT)

"Santo João Paulo 2º, santo Karol Wojtyla, agora na presença do Pai, rogai por nós!"
Ricardo Rocha Inforzato, Osasco (SP)

"Morre Karol Wojtyla. Vive João Paulo 2º, pois seu exemplo de ser humano missionário da paz e do amor viverá para sempre em nossos corações. E Deus em sua infinita bondade já o tem em seus braços e tenha misericórdia de nós para seguir seu exemplo."
Heloisa Godinho, Pelotas (RS)

"A figura do papa é a marca mais retrógrada da sociedade atual, acreditar no dogma da infalibilidade papal é a assunção da ignorância, por isso só lamento que outra pessoa assumirá tal posto."
Luiz Alberto, São Paulo (SP)

"O papa, Karol, não morreu, ele viverá em cada cristão, realmente, que queira e deseja assumir a sua missão. Ele assumiu, e nós? O meu muito obrigado. Parabéns, João Paulo 2º."
Helio, Teresina (PI)

"Deus existe! A luta, a serenidade, a paz, certamente, foram os momentos que marcaram a vida do papa. Apesar de não concordar com tudo dele, ele me aproximou muito de Deus. João Paulo, o meu muito obrigado! Interceda por todos nós. Amém."
H. M. P., Teresina (PI)

"Devemos lembrar que hoje não só perdemos uma vida, perdemos uma pessoa querida que mesmo não sendo da família está deixando saudades enormes, ele não é só mais um papa mas sim alguém que, como todos, queria a paz. Devemos lembrar também que ele foi o melhor dos governantes, o melhor dos homens, o melhor dos cristãos, um homem que era a favor da PAZ e contra o ABORTO. E deve ser lembrado com muito amor em nossos corações porque ele pediu PAZ no mundo e pediu perdão pelos nossos pecados. Ele não tinha salário, tinha apenas AMOR em DEUS, porque amar a Deus é a base de toda a nossa vida."
Cinthya Pereira Silva, Passos (MG)

"Tristeza essa que não sei explicar por palavras, mas tal perda causa em mim sensação de um profundo e escuro precipício. João Paulo 2º não foi apenas mais um papa na história da Igreja e sim um representante fiel do real significado de sua posição perante a humanidade, João Paulo foi e é, em nossos corações, o mensageiro da paz... ele fez justamente o que a oração de São Francisco expressa... Resta a nós continuar a sua luta pelo seu ideal de paz, igualdade e amor entre os homens! O nosso muito obrigado a esta pomba da paz que foi voar próximo a seu Pai Celestial!!!”
Ester Inez da Costa Gomes, Contagem (MG)

"Que meus pesares de condolência sejam direcionados a João Paulo 2º."
Felix Chambilla, São Paulo (SP)

"Sou protestante presbiteriano mas quero prestar minha solidariedade aos católicos de todo o mundo pela perda irreparável de um homem de grande valor como João Paulo 2º e, ao mesmo tempo, quero dizer que vocês devem agradecer muito a Deus pelo líder de coragem e fé que tiveram nos últimos 27 anos."
Elionai Moura Ximenes, Caucaia (CE)

"O Papa João Paulo 2º amou a Deus e a todos nós. Se quisermos ser verdadeiramente felizes, vamos fazer o mesmo, meus irmãos."
Felipe Rodrigues Oliveira, Jacareí (SP)

"João Paulo 2º, o papa da paz, defendeu direitos dos fracos, todas as guerras que aconteceram durante seu pontificado, independente de qual força política (direita ou esquerda, EUA ou Iraque) e mesmo religiosa (sempre foi contrário a disputa entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, por exemplo), posicionou-se de maneira contrária, enxergava o mundo e lutava para transformar as palavras escritas na Bíblia, as quais encantaram Gandhi, outro grande líder propagador da paz, em realidade. Não devemos sentir tristeza, e sim saudades, pois, apesar de que João Paulo 2º poderia ter feito ainda muita coisa, tudo o que fez foi trazer esperança, até a sua morte e com a sua morte, para todas as pessoas."
Horst Lucht Filho, Curitiba (PR)

"A sua ausência será sentida no mundo principalmente por ser o único líder com autoridade moral para tratar de questões como guerra, aborto, eutanásia, homossexualismo entre outras. Deus queira que o próximo não deixe de ser conservador no que se refira aos direitos básicos da vida à Luz do Evangelho."
Matilde dos Santos Costa, Caçapava (RS)

"O mundo perde um grande homem. A história de nosso tempo foi profundamente alterada pela enorme boa vontade e capacidade desSe homem. Dono de um intelecto privilegiadíssimo e de fé inabalável, João Paulo 2º foi peça fundamental na derrota do comunismo, reunificação da Alemanha e conseqüente queda do Muro de Berlim. Sua visão ecumênica permitiu a aproximação ou reaproximação de diferentes religiões na busca de consenso e Paz. Que descanse em paz em sua nova morada junto ao Senhor Deus."
Ander Rosa da Silva, Florianópolis (SC)

"O céu acabou de ganhar mais um nobre morador."
Lenilson, São Paulo (SP)

"O mundo perde um homem que lutou pela Paz."
Agnelo Alves, Jupi (PE)

"O papa foi o grande porta-voz de Deus na Terra. A ele devemos o pouco de paz que tivemos nestes 26 anos. Descanse em paz João de Deus."
Fernandi Alves da Silva, Rio de Janeiro (RJ)

"Que a sua morte não seja em vão. Que os cidadãos sigam o seu exemplo de humildade."
Andrea Melo da Silva, Recife (PE)

"Hoje nós sabemos que tivemos o privilégio de poder chegar perto do cordeiro de Deus na terra. Que sirva de exemplo aos senhores da guerra a humildade de João de DEUS. Amém."
Marli Cunha, Porto Alegre (RS)

"É com o coração partido que envio esta mensagem; e ao mesmo tempo feliz, tendo a certeza que o nosso Santo Papa, é mais um ‘anjo’ que segue ao lado do nosso 'Senhor Jesus Cristo'. João Paulo 2º, nosso eterno papa fiel, amigo, semente que Deus semeou em nossos corações, passando humildade e pregando o nosso Cristo vivo."
Tania Aparecida Da Rocha Sena, Belo Horizonte (MG)

"O papa é brasileiro e nunca desistiu de lutar pela vida humana. Obrigado João Paulo 2º."
Fábio, São Gonçalo (RJ)

"O mundo perde um homem santo. Os céus ganham mais uma testemunha de Deus."
Fernando Gustavo Lins, Maceió (AL)

"O papa João Paulo 2º foi quem mais atraiu fiéis para a Igreja Católica. Fico feliz por isso."
Edilson, Rio Claro (SP)

"Com sua morte, o planeta Terra perdeu um pouco do seu brilho. Acredito que João Paulo 2º foi uma grande fonte de luz para toda a humanidade."
Anselmo Bez, Florianópolis (SC)

"O próximo papa deveria ser do Brasil para dominar a América do Sul porque são todos cristãos."
Alba Garcia de Souza, Milão (Itália)

"Espero sinceramente que, do mesmo modo que em dias tristes ele nos consolou, nos ouviu e nos deu a saída, ele seja abençoado por Deus e sente-se à direita de Deus pai todo poderoso!!"
Thaiany Campos, Vila Velha (ES)

"O Santo Padre foi líder exemplar para o mundo! Que o seu amor pelo próximo inspire todos no planeta a se unir no amor de Cristo!"
Luiz Trindade, Manaus (AM)

"Hoje todos nós estamos muito tristes, mas ficamos muito felizes pelo que ele representou. Fica aqui o meu agradecimento pelo que foi possível fazer por nós. Por onde estiver, reze por nós. Precisamos muito, pois não saberemos o que vai ser do mundo no amanhã."
Marcelo Tadeu Dias, Jandira (SP)

"Como representante de Deus na Terra, cumpriu seu dever indiscutivelmente e foi muito mais do que isso como homem, foi um líder, um grande pastor de almas."
Julio Cezar Fernandes Perez, Carapicuíba (SP)

"Sem dúvida que João Paulo 2º representou a luta pela paz mundial, pela liberdade religiosa e pela união dos povos!"
Leonardo Tascone, São Paulo (SP)

"João Paulo 2º é a prova de que o amor é a luz mundo!"
Branca Amande Cavalcante, Rio de Janeiro (RJ)

"O papa João Paulo 2º foi e será um exemplo de cristão, de homem e ser humano para todo o mundo. Ele é um escolhido de Deus e agora está com ele."
Dilene Geralda Soares, Bom Despacho (MG)

"Santo Padre , peregrino e pregador de Jesus e da Paz. Esteja no Céu."
Francisco Elesbão Pereira, São Paulo (SP)

"Com a sua morte, perde a Igreja uns dos papas mais idolotrados dos últimos tempos, deixando saudades a todos brasileiros, não só católicos como de outras crenças também."
Edsio Chaves Amaral, Rio de Janeiro (RJ)

"Qualquer um que leve a palavra da esperança, da paz, da conciliação, da sabedoria, da paciência, da amizade, da sobrevivência e da conversão da humanindade ao caminho do verdadeiro progresso interior, entre outras qualidades fundamentais necessárias ao ser humano, merece todo o nosso mais sincero agradeciemento e pesar pela falta que nos fará desde já."
José Cláudio, Garanhuns (PE)

"Nesta hora de dor e de luto, quero pedir ao Santo Padre que olhe por nós e peça a Deus que acabe com as guerras e nos dê a paz. Pois que estou ciente que amanhã estará ao lado de Deus Pai. Bem haja pelo que fez enquanto vivo."
Vitor Manuel Moutinho, São Mamede de Infesta, Portugal

"Este foi um santo homem. Deus realmente queria ele como papa. Analisando sua vida até o papado, tudo indica que é obra de Deus. Porque Deus chama os humildes, e João Paulo 2º teve muita humildade e inteligência. Um verdadeiro líder."
Edenilson, São Paulo (SP)

"Ele era um homem muito importante para a gente."
Enrico Emmanuel Camargo, Jaguariúna (SP)

Tenho minhas dúvidas se, com essa idolatria toda, o papa vai morar com Jesus, porque do jeito que a coisa está sendo conduzida, fere-se um dos mandamentos que diz 'não terás outros deuses além de mim...'."
H. Fidler, Nova Santa Rosa (PR)

"A humanidade despede-se do papa que durante 26 anos rezou, evangelizou e socorreu todos nós. O seu espírito, ao ingressar nas mansões do Oriente
Eterno há de continuar a zelar pela Igreja e todos os fiéis. João Paulo 2º entregou o seu longo pontificado nas mãos de Maria."

Ivo Vigorito, São Paulo (SP)

Este papa foi um grande missionário, não teve medo nem cansaço para levar o Evangelho pelo mundo.
Rosa Bendito, Winter Park, Estados Unidos

"Que sua alma brilhe ao lado do Senhor como você brilhou e tanto fez para tornar o mundo melhor."
Fábio Caregnato, Guarapuava (PR)

"Deus tem consigo o seu grande filho. Nossa satisfação é saber que estás muito bem. Nossas saudades eternas, papa João Paulo 2º."
Jorge Rezende, Viçosa (MG)

"O papa era um promotor da paz. Não há idolatria nisso, apenas a uma confirmação de algo que foi realizado por mais de 20 anos por esse ser humano abençoado. Querer menosprezar isso é não ver o óbvio. O Papa era um homem que trabalhou para Deus e não era culpado das desgraças do mundo. Paz e Bem."
Ana Paula da Silva, Recife (PE)

"O Homem de Deus vai junto a Deus, mas deixa na Terra seu ensinamentos. Que rogue por nós! Amém."
Carlos Miguel Gomes, Avaré (SP)

"Meus sentimentos a toda a sua família e todas as pessoas que junto dele acompanharam seu sofrimento. Que Deus abençoe todos vocês para que continuem o trabalho do nosso amigo e papa, pelo belíssimo trabalho que fez no planeta. E que Deus derrame a bênção sobre todos vocês para que o próximo trabalho de escolha do nosso papa seja com muito carinho e muito amor."
Guilherme Barcelos, Anchieta (ES)

"Eis o filho que bate em minha porta... Bem aventurado os homens de boa vontade, pois esses chegarão ao reino dos céus. Que seus ensinamentos não sejam esquecidos."
Demilson, Juína (MT)

"Não vai fazer a menor diferença: sai um, entra outro, e o capitalismo continua respaldado de todos os seus tentáculos."
Paulo Afonso Ferreira, São Paulo (SP)

"Este papa, por seu jeito, era santo, dizia minha mãe, que faleceu em 1981. Isso se confirma agora, em sua agonia com calma, confiança em Deus e destemor ao enfrentar a morte (que é vida eterna), com serenidade! Sua bênção, querido João Paulo 2º. E que Deus o guarde!"
Rosa, São Paulo (SP)

"O Papa antes de tudo era um ser iluminado e nos deu prova disso nesses 26 anos que esteve à frente da Igreja."
Sandra, Santa Bárbara d'Oeste (SP)

"João Paulo 2º deixou marcas profunda na humanidade, pelos seus gestos de humildade e pregação do Cristo Vivo."
Ademir Vieira, Curitiba (PR)

"Filho, Irmão, Pai de toda nação católica. Pai bondoso, caridoso e responsável, por onde passou deixou sua marca e a paz que vem de Deus. Santo Padre, que Deus te ilumine nesta jornada que está a iniciar, e continue olhando por nós. Amém."
Marcos Svieck Fernandes, São José dos Pinhais (PR)

"Sou espírita. O papa João Paulo 2º é um espírito de luz que veio cumprir e cumpriu sua missão de levar o evangélio ao mundo."
Wilen Brasil Jr., Quirinópolis (GO)

"Espero que o mundo ainda possa viver com esta grande perda. Tudo o que o nosso Santo Papa fez foi para consagrar o amor entre as pessoas de diversos povos e religiões. Ao mesmo tempo, foi compassivo e rigoroso ao evitar que caíssemos em desafeto com os ensinamentos de Cristo, mas soube perdoar."
Rildo Pragana Neto, Recife (PE)

"Sem dúvida o papa João Paulo 2º foi e sempre será o homem mais importante deste mundo, pois ele conseguiu unir todos a um único mundo. Com certeza irá fazer uma enorme falta para a humanidade. Meus sinceros sentimentos ao nosso querido papa."
Douglas A. da Rosa, Carazinho (RS)

"Feliz é o homem que pode cumprir de um modo tão perfeito a sua missão nesta Terra."
Mario Henrique Bianchini, São Francisco do Sul (SC)

"A maior personalidade da história contemporânea, o papa era o exemplo de autoridade que o planeta inteiro gostaria que fosse eterna. Agora cabe a humanidade seguir seus ensinamentos."
Alberto Santana, Cruz das Almas (BA)

"Que Deus sempre o guie e o segure nas Suas mãos."
Gustavo, Cachoeiro do Itapemirim (ES)

"Que Deus o receba de braços abertos. E que ele nos represente e interceda por nós no reino do céus."
Ghander Borges, Nova York, Estados Unidos

"Homem de Deus, mensageiro da paz, missionário do amor, levou esperança por onde andou, sua vida deixa marcas na história da humanidade. Paz e Bem."
Rejane dos Santos Duarte, Porto Alegre (RS)

"Sua Santidade, o papa João Paulo 2º, foi a maior persoanlidade do século 20, e uma das maiores da história. Sua participação e atuação junto ao povo e aos fiéis colaboraram muito para o progresso da fé e de um sentimento mais humanizado. Suas idéias eram diferentes das da maioria dos mortais. Eram mais nobres. Obrigado, papa João Paulo 2º e que Deus o abençoe."
Bruno Junqueira, São Paulo (SP)

"Que Deus o proteja e que o abençoe. Você é um herói mundial, muito obrigado por tudo."
Diego Silva de Farias, Recife (PE)

"Sou espírita e a todos homens de bem devemos nosso respeito. João Paulo 2º é um exemplo a ser seguido por muitos daqueles que o criticam."
Rodrigo Marx, Goiânia (GO)

"Um grande exemplo para toda a humanidade! Soube perdoar até mesmo o homem que queria matá-lo. Esse foi um verdadeiro homem de Deus!"
Roberto de Araújo Santos, Ibirama (SC)

"Além de conduzir a fé de milhões de católicos apostólicos pelo mundo, o Papa da Paz demonstrou sua capacidade política entre todos os povos. O seu passamento é uma grande perda espitirual e política."
José Nilton Ferreira da Cunha, Varginha (MG)

"Não podemos considerar o papa um santo na Terra e sim um revolucionário que procurou fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. Apesar de não aceitar a filosofia cristã, tenho um grande respeito pelo ser humano Karol Wojtyla."
Guido Potier, Porto Alegre (RS)

Homem forte, corajoso, disposto a levar a fé para todas pessoas do mundo por acreditar em Nosso Senhor Jesus Cristo e que todos, sem distinção, podemos nos salvar. Que Deus Pai, Deus Espírito Santo e Deus Filho o recebam das mãos de Nossa Senhora. Paz.
Watzlaide Nieradka, Foz do Iguaçu (PR)

"O Papa peregrino cumpriu sua missão. Visitou o mundo e deu testemunho da verdade. Assim como Jesus, ele está vivendo seu calvário por um mundo melhor. Assim seja!"
Regina H. S. Silva, São Paulo (SP)

"Apesar de ser protestante, sinto-me no dever de falar deste homem que tantos benefícios trouxe ao mundo. Com atitudes pacíficas, transparentes e moderadas, arrebatou os corações não só dos católicos mas também daquelas pessoas que sabem que o amor pode tudo e que o perdão nada mais é do que a forma mais eficaz de dizer 'Eu tenho uma plena comunhão com Deus'."
Wagner, Ribeirão Preto (SP)

"Iluminado pelo Espírito Santo de Deus, conduziu a Igreja de Jesus Cristo com a clarividência de apóstolo e a humildade de servo."
Geraldo Angelo Abelha, Governador Valadares (MG)

"Este sofrimento é, efetivamente, sua última missão. Por conta da sua dor, espíritos estão sendo desarmados e, na unidade do mundo em sua volta, o 'recado' foi dado. João sobe para O Pai com a certeza do dever cumprido e o aval da humanidade."
Roberto Rabat Chame, Ilhéus (BA)

"A maior personalidade da história contemporânea, o papa é o exemplo de autoridade que o planeta inteiro gostaria que fosse eterna,. Nestes momentos de angústia para o mundo ainda alimento a esperança em Deus que lhe conceda a saúde e a energia para continuar entre nós, não sendo da vontade de Deus entendo que a missão foi cumprida e cabe à humanidade seguir seus ensinamentos."
Alberto Santana, Cruz das Almas (BA)

"Eu não queria que ele fosse... mas tem que ir porque Deus o quer perto dele. Quero que ele saiba sem ao menos ter visto ele de perto, estou me sentido como se alguém de minha família que gosto muito estivisse indo embora. Que seja feita a vontade de Deus."
Silvana Aparecida Rocha, Guarapuava(PR)

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade