|
Envie a sua opinião sobre o 2º mandato de Bush | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, dá início ao seu segundo mandato nesta quinta-feira. Os primeiros quatro anos do republicano na Casa Branca, e a sua reeleição em novembro, dividiram opiniões dentro e fora dos Estados Unidos. A disputa com o candidato democrata John Kerry, no entanto, foi vencida com uma margem de 3 milhões de votos. Ainda assim, Bush toma posse novamente num país dividido e com o desafio de abrir caminho para a retirada de tropas do Iraque. Internamente, o presidente elegeu a reforma do sistema de seguridade social como uma de suas prioridades. O que você espera do segundo mandato de Bush? Que impactos poderá ter para o Brasil e o resto do mundo? Dê a sua opinião, preenchendo o formulário ao lado. Em mensagens enviadas logo após a vitória de Bush, a maioria dos internautas da BBC Brasil havia se mostrado pessimista em relação a mais um governo de Bush. Leia abaixo alguns comentários. Infelizmente, creio que este mandado será igual ao último: guerra, petróleo, mortes e um incompetente presidente prometendo acabar com o terrorismo gerando o caos. Uma previsão pessimista, pois não haverá nenhuma melhora significativa nas relações dos EUA para com os demais países, pois não haverá mudanças significativas na política externa americana. A invasão do Iraque e a característica notada de ‘Xerife do Mundo’ é algo extremamente preocupante para os demais países americanos como também para outras nações, englobando a Comunidade Econômica Europeia, Ásia, África e Oceania. Para América Latina, esta continuará esquecida pela administração Bush que somente moverá sua atenção para assuntos econômicos e de livre comércio sobre condições extremamente desfavoráveis a países como o Brasil. Caberá aos governantes da América Latina e Mercosul de firmar condições conjuntas para realizar estas negociações que serão difíceis em qualquer contexto que se apresente. E continuará inexistindo uma política americana para o desenvolvimento em conjunto com os demais países da América Latina. O que se prevê são longos anos de insensibilidade e descaso para com os demais países do nosso continente. Bush deve deixar de ser arrogante e procurar trabalhar em conjunto com o resto do mundo, embora eu ache que para nós não vai mudar nada pois estamos aprendendo a caminhar sozinhos. Na minha opinião, é bem-vindo outra vez à Casa Branca. Esperemos que ele esqueça as agressões contra outros países sem a devida certeza de que o invadido está ou não ligado ao eixo do mal, assim como ele atribuiu por exemplo ao Iraque. Espero também que dê maior prestação aos países do terceiro mundo na questão de combate às doenças endémicas tais como o AIDS que se alastra pela Africa sub-saariana. Gastaram biliões de doláres para financiarem guerras enquanto há milhões de pessoas a morrerem a fome na Ásia e na África. Esperamos que neste mandato possa dar maior assistência a esses povos. Esta foi uma triste vitória para todos nós, mas ele representa o estilo americano de raiz, o que não é nem um pouco benéfico para muitos países, principalmente para a África que precisava tanto a vitória do Kerry. Agora vai ao esquecimento total durante os próximos 4 anos da governação do Bush. Ou, espera-se que haja milagre para que tanta gente não morra de fome e epidemias, porque o continente já tem na sua bagagem rumo a melhores condições, um plano invejável isto e planos aliciantes para sair do sufoco. E quanto ao Médio Oriente, pilhagens e sangue será o cenário durante os próximos 4 anos. Este homem não vale nada. Desde sua entrada na Casa Branca, Bush só fez uma coisa: vingar seu pai. Invadiu o Iraque, Afeganistão e ainda estremeceu relações com outros países que agora vêem os reais interesses dos EUA. O que esperar dele agora? Esse homem é um bom presidente, governador, acho que vai melhorar muito mais ainda o país, melhorar a relação com a América Latina. Que Deus o abençoe para mais esse mandato. Espero que ele dê paz aos americanos e reconciliação com todos os seus inimigos e que pare de criar guerras. Infelizmente, acho que ele irá se manter fiel à sua politica autoritária e anti-todos que são contra os EUA, já que foi isso que o fez ser reeleito. Com esta infeliz vitória, o mundo todo mais uma vez perde, sua segurança, tranquilidade e com certeza economicamente com ajustes unilaterais. Com esta afirmação às suas condutas Bush não pensará duas vezes para realizar suas ações. A Coréia do Norte e alguns países Árabes serão alvo de novos ataques Norte Americanos. Se o Presidente George W. Bush, nos seus próximos quatro anos, conseguir demonstrar mais respeito pela vida do próximo, com certeza terá realizado uma grande administração. Mais guerra, mais prepotência, elevação, ainda mais, no preço do petróleo e continuará ignorando os mais pobres e a America Latina. Na verdade não há muito o que esperar deste novo mandato. Tendo como base o primeiro, o segundo seguirá a mesma linha, o sistema de parceria com as grandes empresas corporativistas como uma forma de pagar as doações recebidas na campanha presidencial e continuar alianças rentáveis para a família. Outra questão é como ficará a situação ambiental? Os EUA assinarão o Tratado de Kyoto? Recessão, guerra e insegurança, ou seja, o mesmo do primeiro mandato. Acredito que o presidente Bush irá utilizar de todas as estratégias possíveis para acelerar a sua politica imperialista e anti-democrática, com base na justificativa de ‘guerra ao terror’. O mundo já esta mais que consciente de que o maior e mais perigoso terrorista que temos hoje no mundo é o G.W. Bush. Portanto, não acredito que a vitoria de Bush representará uma melhora na geopolítica mundial, pelo contrário, acho que ele vai usar todas as armas e ações para deflagrar a sua política insana pelo globo. Eu e toda a humanidade, esperamos maior bom senso, do Sr. Bush, mais tranquilidade, mais justiça, maior investimento contra a fome, doenças, enfim um mundo melhor. Mas com certeza não será isso que teremos, com certeza o ‘império’ irá se consolidar, uma vez que o Bush agora tem um maior aval dos ‘yanquees’. Então vamos esperar mais guerras, mais fome para os países pobres e claro, maior riqueza para os ricos. Eu acho que ele está fazendo a coisa certa contra estes terroristas, ele tem que pegar este tal de Osama Bin Laden. E eu torço para este dia chegar, assim como chegou o dia do Sadam Hussein. Dou a minha mão a palmatória para ele. |
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||