BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
Atualizado às: 22 de abril, 2004 - 18h15 GMT (15h15 Brasília)
Envie por e-mailVersão para impressão
Internautas comentam o legado de Senna
Ayrton Senna
Acidente que matou Senna nunca foi totalmente esclarecido
No dia 1º de maio completou-se dez anos que Ayrton Senna morreu na curva de Tamburello em Ímola, na Itália.

Muita gente considera Senna o maior piloto da história da Fórmula-1. Ele venceu 41 corridas, largou 65 vezes na pole position e foi três vezes campeão mundial. Sua morte chegou no momento em que Michael Schumacher despontava como um rival com credenciais para desbancar Senna do topo da categoria.

Dentro das pistas, Senna tinha um estilo bastante agressivo – segundo alguns críticos, nem sempre 100% limpo – e acumulou desafetos pessoais.

Um deles foi outro grande ídolo do automobilismo brasileiro, o também tricampeão Nelson Piquet, com quem Senna várias vezes trocou desaforos por meio das páginas dos jornais.

Fora das pistas, Senna desenvolveu um trabalho assistencial por meio da fundação que leva seu nome, mas também freqüentou a mídia sensacionalista graças a uma atribulada vida pessoal.

Ele teve namoradas famosas, como a apresentadora Xuxa e a modelo Adriane Galisteu, e após sua morte uma modelo até entrou na Justiça tentando provar que havia dado luz a uma filha do astro da Fórmula-1.

Muito talento e uma personalidade complexa tornaram quase impossível se manter indiferente a Ayrton Senna da Silva.

Este fórum foi encerrado.

Leia abaixo a opinião de internautas que visitaram o site da BBC Brasil.

"O povo brasileiro considera Senna como mito de uma época da mesma forma que os alemães consideram o Schummy o melhor de todos os tempos. Em ambas as épocas tivemos uma Fórmula-1 de apenas uma equipe competitiva, e era muito cômodo ver Senna vencendo com o melhor equipamento. Na época de Piquet, as pedras eram maiores."
Ronaldo Toshio, São Paulo (SP)

"Podemos avaliar quem foi o melhor piloto só voltando no tempo? Sendo assim os melhores seriam os primeiros, os que enfrentaram as maiores dificuldades com os carros e as condições das pistas. Digo que Senna foi o melhor não só porque eu o acompanhei desde pequeno, porque eu senti na pele o seu patriotismo, seu orgulho, eu sentia orgulho aos domingos em sentar em frente a TV e ver que existia tamanha determinação em progredir, me fazia pensar que em tudo eu podia melhorar. Foi-se embora a inspiração mas ficou-se e determinação de como ele, nós podemos ser melhores."
Renzo Benvenuti Rano, São Paulo (SP)

"Airton foi o maior de todos sim. Não só como piloto que será para sempre inigualável, mas como exemplo de amor à sua pátria. Nunca jamais na história do Brasil houve quem levasse com tanto orgulho seu hino e sua bandeira para que o mundo todo respeitasse, como uma terra capaz de criar mitos inesquecíveis pessoas de raro valor e significado para o restante do mundo."
Gilcineia Lucia Gomes, Oviedo (Espanha)

"Não importa se ele foi o 'melhor', o que importa é a felicidade que ele deu a todos os brasileiros. Os domingos tinham sabor de vitória."
Helena Seyed-Kazemi, Londres (Inglaterra)

"Toda vez que escuto a música 'Simply the Best' me emociono, pois lembro do show que a cantora Tina Turner cantou essa música para o simply the best - nosso herói nacional."
Roberta Soares Santa Cruz Oliveira, Rio de Janeiro (RJ)

"O Senna foi, ainda é, e vai demorar muito para surgir outro piloto como ele. O Schummacher não chega nem aos pés do talento do Senna."
Joao Batista C de Moraes, Brasília (DF)

"Senna não deixava dúvida de que era o melhor. Roubaram-lhe descaradamente um título, que foi para Alan Prost. E por ter sido o melhor de todos os tempos, sempre teve que enfrentar todo tipo de dificuldade, pois sempre os despeitados, tipo Piquet e Bernie, queriam puxar-lhe o tapete."
Nilson Zenun, São João da Boa Vista

"Senna foi e sempre será o melhor piloto da Fórmula-1."
Carla Lima, São Paulo (SP)

"Acho que um grande piloto não deve ter apoio de muita tecnologia, senão perde a graça. Schummy é um grande piloto, mas nosso Ayrton continua imbatível e como ele era tão obstinado em ganhar do Prost, deve já estar treinando no céu para quando o francês também partir. Esse é o nosso Senna da Silva."
Alisson Jones, Salvador (BA)

"Nosso Ayrton ainda continua sendo o melhor e continuará até que apareça alguém com o carisma e habilidade dele. Schummacher não tem adversários à altura como Senna teve quando Prost, Mansell, Piquet e Berger corriam. Aqueles tempos é que eram bons para se assistir às corridas. Atualmente nem assisto mais. Para ver Senna e companhia eu chegava a virar madrugadas no frio do inverno."
Luciano Pazetto, Rosário do Sul

"Schumacher é o melhor e Senna morreu tentando vencê-lo!!!"
Rodrigo, de São Paulo (SP)

"Senna tornou-se um mito porque num esporte individual levou a Brasil a liderança, tornou-se um mito porque fazia questão de demonstrar o seu patriotismo, tornou-se um mito pelo seu carismo e empatia com o povo, e sobretudo, tornou-se um mito pela sua excelência naquilo que se prôpos, ou seja, a ser campeão da F1."
A.M.L., de Rio de Janeiro (RJ)

"Não considero o Senna como o melhor, na sua época, assim como atualmente a F1 não era e é competitiva. O melhor do Mundo, considerando os pilotos que vi correndo (1970 até hoje), sem dúvida, foi o Nelson Piquet. Ele era demais, bastava ver que no início das corridas na época não tinha favorito."
Gerhard Erich Boehme, de Curitiba (PA)

"No país do gordo Rubinho (que nem a Ferrari faz ganhar), do gordo Ronaldinho (que nem gol faz mais), onde faltam lideranças políticas e sociais, onde sobrevivemos com os irmãos Arns, Pedro Casaldáliga (brasileiro???), Guga (faz tempo que não vence...). Que saudades que eu tenho da Irmã Dulce! Ora, sobrevivemos com os heróis do passado, quando um Lula poderia preencher esse vácuo, essa falta de lideranças nacionais. Realmente é preciso falar de Ayrton e suas corridas (pois não havia muito mais para mostrar). Que pena! Meu pobre Brasil. Brasil de Antônio Carlos, de Barbalhos, Bornhaussen's e outras lamentáveis lideranças. Quantas lideranças! Viva Senna, não é verdade? Pobres de nós!"
Cássio, de Conselheiro Lafaiete (MG)

"Senna ainda é o maior!"
Marcos, de São Paulo (SP)

"Penso que foi melhor que o próprio Schumacher em termos de personalidade e carácter. Ele irá se manter nas reminiscências de nossa mente, nunca será olvidado, será sempre lembrado."
Nuno Moniz na Grã-Bretanha

"Senna foi, sem dúvida, um grande piloto, com qualidades técnicas inquestionáveis, mas só colecionou vitórias quando tinha em mãos o carro perfeito, anos-luz à frente dos concorrentes. O mito do bom-moço aliado à sua competência na pista e hoje multiplicado pelo mito levam muitos a raciocinar pelas vias da emoção e não da razão."
Ivo Prim, de Tubarão (SC)

"É claro que o Senna foi um excelente piloto, um dos maiores. Agora, dizer que o Schumacher está sendo campeão tantas vezes porque nunca encontrou adversário à altura, é coisa de quem tem pouco conhecimento real de F1, pois já no início de sua carreira o Schumacher encontrou nada mais, nada menos do que o próprio Senna como adversário e advinhem quem estava levando a melhor? Todos nós precisamos de um herói devido a todos os nossos problemas sociais e financeiros, mas talvez seja hora de abrirmos os olhos para realmente superá-los."
Grace, de Belo Horizonte (MG)

"Para mim não importa se Senna foi ou é o melhor piloto de F1 de todos os tempos... Para mim importa e tem grande valor que ele sempre se orgulhava de dizer e se mostrar um brasileiro com muito orgulho... se a metade de nós brasileiros tivéssemos esse espírito como ele nosso país seria 1000 vezes melhor... saudades Ayrton."
Guilherme, de Barcelona na Espanha

"Para brasileiros como eu, Senna foi o maior piloto da F1, sem dúvida. Schumacher é uma máquina de ganhar títulos."
Cláudio Massa, de Kure no Japão

"Senna correu com pilotos já consagrados por títulos, como Nelson Piquet e Mansel, enquanto Schumacher correu praticamente toda a sua carreira entre pilotos sem títulos e teoricamente mais fracos. Afinal, me parece mais difícil disputar espaço com campeões. É por isso que acho que Senna foi realmente o maior piloto de Fórmula 1 que já existiu. Além do mais, atraía a simpatia de todas as nações. Tinha carisma. Poucos pilotos tenham essa luz própria. Um abraço para o nosso saudoso Senna."
Marcelo Tolentino, de Florianópolis (SC)

"Incontestavelmente o melhor!"
Murilo, de Goiania (GO)

"Eu tenho a falar é muito longo, saudade, saudade e mais saudades, ponto final ou ponto inicial do moderno automobilismo, chega falei de mais."
Evaldo Stender, de Londres na Grã-Bretanha

"Sentimentos de nacionalidade à parte, Schumacher, atualmente, é o melhor piloto da Formula-1. Acho que dá para tudo mundo ver."
Arnaldo Platzer, de Santo André (SP)

"Senna foi um grande piloto, mas não foi o melhor. Por tudo que li e assisti de F-1, Jim Clark foi o melhor de todos os tempos. Porém, para azar dos fãs do Senna e não do automobilismo, Piquet e o Fittipaldi foram melhores do que o Senna. Diferente dos dois, ele era só muito rápido, mas nunca foi um grande desenvolvedor de carros. Ele foi o primeiro piloto atleta da era moderna que deixava o trabalho de desenvolver o carro e ajuste finos para seus engenheiros. Os outros dois brasileiros foram pilotos de uma época em que os riscos eram maiores e para andar na frente você devia entender de carro. Eles eram misto de engenheiros, mecânicos e pilotos. Senna sempre só foi piloto. Como alguém comentou a ultrapassagem no GP da Hungria de 1986 de Piquet em Senna mostrou quem é quem. Dois grandes pilotos de épocas diferentes que se encontram por algum tempo. Sorte do Brasil que tinha vencedores na pista e não mercenários como Rubinho que primeiro pensa em renovar o contrato e não ganhar uma corrida."
Otávio, de São Paulo (SP)

"É simples responder à questão proposta. Senna disputou campeonatos contra grandes pilotos (Piquet, Prost), que estavam num patamar semelhante ao seu. E mais, quando perdeu campeonatos que disputou com chances de ganhar, perdeu para Prost e para a Williams de Mansell. E quanto a Schumacher? Disputar (e perder) campeonatos para Hill, Villeneuve e Hakkinen não é exactamente algo que o deva fazer se sentir orgulhoso... E mais...ainda não vi nenhuma corrida em que o Schumacher tenha ganho demonstrando tanta habilidade quanto às vitórias de Senna em Donnington Park e Mônaco, ou a de Piquet em Hungaroring, quando ele passou Senna na curva 1, após a grande reta. Por fim, acho que hoje a existência de programas de computadores que trocam as marchas e gerenciam o carro quase sem a influência do piloto esconde bastante o desempenho do piloto. Não era Senna/Piquet não existia isso..."
André Azevêdo, de Belo Horizonte (MG)

"Schumy pode colecionar vitórias, mas não tem a elegância e o profissionalismo que Ayrton tinha nas pistas, Senna era coração, enquanto o outro..."
Elaini, de Rio Claro (SP)

S empre
E ternamente
N inguém
N unca o
A lcançará!
Susa Nadal, de Ponta Grossa (PR)

"Foi alguém que soube e pôde dar ao seu talento o tratamento necessário para tirar o melhor de si. Por isso, é tomado como exemplo. Não resta dúvida que quem mais trabalha, naquilo que gosta, pode se transformar num Ayrton Senna. Ele serve como exemplo, para qualquer projeto de vida, de quem quer vencer. Parabéns!"
José Roberto Ladeira Geraldo, de Ouro Branco (MG)

"O melhor piloto de todos os tempos, sem dúvida, foi o argentino Juan Manuel Fangio."
Sérgio Farias, de Recife (PE)

"Senna com certeza marcou muito o esporte brasileiro, infelizmente no Brasil ainda não surgiu ninguém no automobilismo ao nível de Senna."
Emanuel Basilio da Silva Junior, de Rio de Janeiro (RJ)

"Com certeza já não fazem mais pilotos como o Senna. Arrojado, corajoso nas ultrapassagens, determinado, não tinha problemas com fatores climáticos, mesmo com problemas no carro tentava ir até o final da corrida, mesmo q para isso tivesse que ultrapassar os limites do corpo. Sem sombra de dúvidas, não há piloto que se aproxime do que foi o nosso grande Ayrton Senna."
Alex Mello, de Salvador (BA)

"Senna é o maior, porque teve grandes adversários com N.Piquet, N. Mansel, Alain Prost etc. e venceu na maioria das vezes ao contrário de M. Shumacher que não tem adversários e como se ele corresse sozinho por isso que Senna é o melhor de todos os tempos."
Ivanov Abreu Albuquerque, de Feira de Santana (BA)

"Sim, nem se compara Senna com esse Schumacher, na época de Senna, ele disputava com melhores pilotos. Agora quem são os bons? Rubinho? Montoya? Quem?"
Eucleres Silva, de Fort Lauderdale nos EUA

"Senna mostrou para o mundo, todo seu talento e arrojo. Muitas vezes correndo com um carro inferior ao de seus adversários, obteve resultados surpreendentes. Esses, até hoje, são relembrados por grandes pilotos como Alain Prost e outras personagens da Fórmula 1. Que não medem elogios para o grande ídolo que o Brasil jamais esquecerá."
André Ferrero, Nova York no EUA

"Senna foi, sim, um dos grandes do automobilismo mas ele não tinha, na mesma medida, qualidades que outros demonstravam assim como tinha algo que outros nunca possuíram. Se assim não fosse teria ganho mais títulos e corridas porém teve pela frente grandes pilotos e dois gênios, como ele próprio, a disputarem posições, Prost e Piquet. Prost era mais cerebral, Senna mais arrojado e Piquet mais conhecedor de carros. A frieza de um Prost e o arrojo de um Senna não se misturam mas o dia em que alguém tiver esse arrojo e o conhecimento técnico de um Piquet teremos um piloto completo. O que motiva os brasileiros a idolatrar Senna foi sua empatia, seu carisma, que Piquet e Emerson não tinham na mesma medida, porém considerá-lo o melhor é relativo e, a meu ver, impossível de se confirmar. Eu que vi todos desde a década de 70 me atrevo a dizer que o melhor não existiu. Schumacher? O dia em que ele ganhar corridas e títulos com um carro inferior, como o fizeram Senna, Piquet, Prost, Emerson, Stewart, etc. então poderei considerá-lo igual a estes."
Fábio, de Campinas (SP)

"Ayrton Senna é o melhor, sem dúvida nenhuma. Schumacher pode ganhar quantos campeonatos quiser, mas nunca chegará aos pés de Senna. Depois da morte do gênio do capacete amarelo a verdadeira Fórmula 1 acabou."
Marilú Araújo, de São Paulo (SP)

"Uma pessoa que fazia o país parar a qualquer hora que fosse a corrida, que sempre teve orgulho de ser brasileiro. Após cada vitória quando não tinha a bandeira brasileira guardada no cockpit, convocava qualquer torcedor a lhe emprestar a sua para mostrar ao mundo que o Brasil ganhou mais uma vez na Fórmula 1. E não preciso lembrar da vitória no Brasil quando terminou só com a 6ª marcha. E a maior de todas as vitórias é o instituto Ayrton Senna. É triste ver as declarações do Barrichello após ser o 6º colocado no GP de Imola (25/04). Ele tinha carro para ganhar a corrida: ‘Eu tentava ultrapassa-los e os pilotos na minha frente a cada tentativa minha eles fechavam a porta’. É triste mas hoje esta é a realidade da Fórmula 1. Michael é um piloto competente e não deixa espaço para nenhum dessas galinhas mortas que vivem hoje na Fórmula 1, mas jamais chegará a ser Ayrton Senna."
Marcos Biscassi, de São Paulo (SP)

"Irrelevante quem é melhor. O fato é que Senna demonstrou na prática a eficácia de ter uma aliança pessoal com Jesus. Coisa que poucos mencionam a respeito de sua personalidade. Ele não era Deus, nem pretendia ser. Ele simplesmente reconhecia Nele o diferencial para a vitória. E quando alcançou seu objetivo, Ele o levou para si, como forma de eternizar tamanho testemunho de vida....."
Marcos Costa, de São Paulo (SP)

"Senna: simplesmente o melhor. Ainda vive."
Mário Roberto, de Fort Lauderdale nos EUA

"Ayrton Senna foi o melhor sem dúvidas em uma época de grandes feras da F1. O que seria de Shummy com Senna vivo? Que Schumacher é um grande campeão não tenho dúvidas. Só lamento não existir alguém capaz de fazer frente a ele..."
Rodolfo, de São Paulo (SP)

"Sem dúvida que Senna é o maior. Ele com um carro regular fez o que fez. O Schumacher tem é o grande carro embora que ele também é seja um grande piloto, mas gostava de o ver num carro regular como os do Senna; aí é que eu queria ver."
Joe Fontes, de Turlock nos EUA

"Senna fazia malabarismos sob sol, sob chuva, com pneu liso ou não... Isso tudo a mais de 200Km por hora. Teve Prost – um titã da F1 – como grande rival e o derrotou utilizando carros iguais. Aliás, Michael Shummacher só começou a fazer pole positions depois da morte de Senna. Senna foi e é a superioridade técnica!"
Guilherme Cruz, de Goiânia (GO)

"Senna, para mim era a Fórmula 1, não tem tanta graça com antes, você nos fazia feliz ou seja sabíamos que quando tinha corrida íamos ficar felizes. Valeu Senna pela sua garrá e o seu carácter de um grande esportista Brasileiro."
Emmanuel Batista de Andrade, de Olinda (PE)

"Senna e Pelé. Deus só fez um para cada esporte. Podem se passar 100 anos, pois não haverão melhores. Schumacher? Aquele alemão que corre contra o Rubinho, Montoya, Ralph, etc... Coloque ele para correr com Berger, Prost, Piquet, Mansell..."
Reginaldo Trento Morato, de São Paulo (SP)

"Eu acho que se ele fosse o melhor ainda estaria vivo. Ele arriscava muito. Faço uma analogia dele com os motoqueiros que temos na Paulicéia Desvairada."
Rodrigo, de São Paulo (SP)

"Já está enchendo o saco esta histeria coletiva em cima do Ayrton Senna. O cara foi só um piloto de Fórmula 1, mais nada. Heróis mesmo são os milhões de brasileiros, que vivem miseravelmente, ultrapassando todos os obstáculos. Senna nascido em berço de ouro só sabia pilotar, falar de carros, de performance, de conquistas, de alcançar objetivos. Este cara estava mais para empresário do que para herói, mas o mundinho da Fórmula 1 é assim mesmo, pequenino. No mesmo ano morria Mário Quintana, que nos legou muitos mais do que as barulhentas manhãs de domingo."
Celso Buglione Filho, de Florianópolis (SC)

"Lembrem-se que no Brasil existiu Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, tão bons ou melhor que o Senna, esse ‘Senna’ que a Globo e o Galvão Bueno (só porque era amiguinho dele) criaram chega a ser ridículo e desrespeitosa com os outros pilotos brasileiros."
Eduardo Stacanelli, de Divinopolis (MG)

"Li todos os comentários dos colegas editados por vocês. Meu comentário é singelo. Consegui chorar outra vez! O que dizer? Como comparar? Talvez ele tivesse que morrer naquele carro e naquela pista para que nenhum outro piloto, no futuro, pagasse com a vida o prazer de uma carreira desportiva. Me recordo que ele não foi o único naquele sombrio GP! O Frentzen também foi. Sinceramente gostaria de ler uma grande reportagem da redacção! Números. A era Senna em números. Pilotos, escuderias, patrocinadores, dinheiro, mortes (perdas), enfim, quanto Senna movimentou! E a era "Shummy" em números. Quanto ele, ou o circo da F-1, movimenta! Um raio-x das duas eras. Abraços."
Behab De Alencar, de Boston nos EUA

"Jason Borba de SP, você disse tudo, está certíssimo, você disse tudo que um bom entendedor de F-1,ou seja, você respondeu por mim! Obrigada e tudo de bom, quem sabe um dia a gente se vê no Além junto com o Ayrton."
Marly, de Vargem Grande Do Sul (SP)

"Ele sempre será o melhor. Ainda sofro demais de tanta saudade dele, depois daquele "maldito" 1º de maio, nunca mais fui a mesma pessoa, minha vida simplesmente perdeu o sentido de ser, ainda choro de tristeza misturada com raiva porque nunca aceitarei essa perda viva o tempo que viver, lamento por não ter estado lá naquele maldito autódromo aquele dia. Eu amo o Ayrton Senna!"
Marly, de Vargem Grande Do Sul (SP)

"Sem dúvida Senna foi o melhor piloto. Acompanhava a F1 desde garoto, pois eram corridas fantásticas. Os pilotos ganhavam as corridas, não os carros ou as equipes como, vergonhosamente, vemos hoje. Numa época em que não se reabastecia ou se colocava pneus novos a cada 15, 20 voltas. Largavam com aquele combustível e aquele jogo de pneus e realmente pilotavam para levar o carro até o final. Não é à toa que cada corrida era imprevisível, pois havia vários campeões competindo na mesma corrida, no mesmo campeonato. Havia Piquet, Prost, Mansel, Fitipaldi, entre tantos outros que, apesar de não terem sido campeões, certamente pilotavam muito melhor que os campeões de hoje. Atualmente a F1 perdeu seu brilho. Não há competição entre os pilotos, pois há o domínio dos carros, das equipes, da tecnologia. Schumacher, Montoya e os outros pilotos atuais, apenas dirigem carros velozes e muito seguros. Controlados pelas equipes, pelos computadores, pela telemetria. Não há duelos nas pistas. Não arriscam ultrapassagens perigosas ou difíceis. A maioria sequer constrói sua ultrapassagem, pois esperam que o outro erre ou deixe passar, ou a bandeira azul. Por tudo isso acho que Senna é o melhor. E depois dele o melhor é o Piquet."
Ayrton C da Silva, de Teutônia (RS)

"Mitos, ídolos, ideais de comportamento e sobre humanamente maravilhosos. Senna é indiscutivelmente tudo isso e muito mais. Nunca deve ser julgado por pobres mortais como nós, entendem? He is simply the best....."
Cecilia Demenato, de São Paulo (SP)

"Ele era e foi o melhor."
André Ribas, de Rio de Janeiro

"Nem vou ler muito os comentários, pois devem ter muitos ridículos que não entendem nada de F1 que dirão que ele não é mais o melhor, que é o Schumacher, para eles, só muita pena, pois Schumacher tem o que tem, em já 13 anos de F1, Senna só teve 9 e alguns meses, competiu contra o grande Prost, o grande Piquet, o grande Mansell, entre outros verdadeiros grandes da F1, contra quem Schumacher competiu? Barichello, Montoya, Hakkinen (esse ainda perdeu 2 títulos para ele), Ralf, etc. Tem algum grande piloto, comparando com os que enfrentaram Senna, nesse meio? Então, não preciso de dizer mais nada...achem o que quiserem, Senna é insuperável, único, o maior, o melhor e acabou..."
Thiers, de Recife (PE)

"Acompanhei e acompanho a Fórmula 1 desde que, me considero gente, nunca vi um piloto com tanta dedicação e tanta capacidade intelectual para dirigir, não só Fórmula 1, mas qualquer tipo de carro. Por isso acredito que Senna foi e é na minha opinião o maior piloto de todos os tempos."
Maurício Fiorante, de Recife (PE)

"Na minha opinião Senna é o melhor. Uma boa maneira de perceber isso é lembrar com quem ele disputava na Fórmula-1. Realmente eram pilotos de ponta, não como os que temos agora, em que o Schumacher faz a festa. Tenho certeza que se a qualidade dos pilotos que disputam com o Schumacher fosse do gabarito dos que disputavam com o Senna, o alemão não teria todo o perfil de campeão que tem na atualidade."
Luís César Pauluk, de Maringá (PR)

"Acompanho a F1 desde a década de 70 quando Emerson Fittipaldi ingressou nessa categoria. Desde então vi grandes pilotos se destacarem e entre os brasileiros, na minha opinião, Senna foi o maior seguido por Piquet e Fittipaldi. É díficil dizer se Senna é melhor que Schumacher, mas penso que se ele estivesse vivo certamente Schummy não teria ganho tantos campeonatos nem quebrados tantos recordes. Só para efeito de comparação Senna correu e competiu com Lauda, Prost, Piquet e Mansel, e o Schumacher, competiu com quem?"
Osvaldo, de São Paulo (SP)

"Creio que não podemos comparar um Schumacher que corre sempre um pouco à frente do Barrichello com um piloto como Ayrton Senna da Silva, que sempre andava na frente e atrás dele sempre se alternavam Mansel, Prost, Piquet e outros. Ele foi incomparável e sem limites..."
Marcus Vinicius Marques, de São Bernardo do Campo (SP)

"Não há como se comparar a F-1 de hoje com a que existia nos tempos de Senna e Piquet. Hoje em dia, o show fica por conta da tecnologia, haja vista que não é o melhor carro, mas o melhor computador quem leva os títulos. Naquela época (de Senna e Piquet), a mecânica era fundamental, o que gerava a necessidade de saber pilotar. Como esportista, posso dizer que, não adianta ter o melhor, o mais rápido carro do mundo, se não se sabe como acelerar. Hoje em dia, se o piloto não sabe pisar no pedal, algum técnico faz o carro andar sozinho através de um computador e rádio frequência. Senna foi um mito, pois mostrava a imagem de um Brasil diferente daquele imaginado pelo mundo afora. Ele era dedicado, não só na F-1, mas em tudo o que fazia. Suas habilidades só não eram maiores do que a vontade das pessoas de assistirem suas corridas, de seus incansáveis esforços para ajudar crianças carentes no país; mas, mesmo assim, nada supera a saudade que nos deixou. Podemos dizer que a F-1 teve dois períodos: antes e depois de Ayrton Senna da Silva."
Paolo Eduardo Roverato Dias, de Santos (SP)

"Ayrton senna será sempre o melhor. Michael Schumacher corre sozinho. Só o Galvão Bueno vibra."
José Lins, de Recife (PE)

"Acho que Ayrton Senna ainda é o maior do mundo. Na época em que ele corria, a F-1 era mais competitiva, hoje a Ferrari domina as pistas sem nenhum concorrente a sua altura e o Schumacher além de contar com sua excelente técnica ainda tem o nosso Rubinho como seu fiel escudeiro para socorrer-lhe nos momentos difíceis. Quem hoje em dia pode rivalizar com o Schumacher?"
Antônio Aparecido Leite, de Porto Velho (RO)

"Foi e sempre e será o melhor de todos os tempos, se estivesse entre nós com certeza estaria brilhando pódio. Saudades!"
Josenilda Lima Sousa, de João Pessoa (PB)

"De forma alguma, Schumacher é o melhor e o maior."
Rômulo, de Brasília (DF)

"Ayrton Senna é o melhor do mundo, e sempre será. Não terá pra ninguém. Na minha casa na Itália tenho uma relíquia de Senna. Um quadro enorme. Ninguém ousa tocar... É uma página de um jornal brasileiro JP, comprei logo pela manhã... Quase morri de tanto chorar. Passei uma semana grudada na TV e até hoje não tenho coragem de ir a Ímola..."
Alba Garcia de Souza, Milão (Itália)

"Dos pilotos que vi correr os dois melhores são Jackie Stewart e Nelson Piquet. Talvez Stewart tenha o melhor retrospecto na Fórmula-1 pois venceu 27 corridas das 99 de que participou. Piquet sempre demonstrou uma habilidade fantástica e é memorável o seu duelo com Senna no grande prêmio da Hungria. Considero Senna um grande piloto, porém foi bastante beneficiado quando foi para a McLaren dada a enorme superioridade daquela escuderia perante as demais, tanto que naqueles anos ele e Prost praticamente dividiam a liderança do campeonato, sendo que Prost demonstrava uma maior regularidade."
Marcelo Halberg, Rio de Janeiro (RJ)

"Agora, mesmo após quase 10 anos, eu ainda sofro em reviver aqueles momentos do Tamburelo. Porém o pior de tudo é a ausência dele a cada maldito domingo que chega. Uma daquelas frustrações que a vida nos reserva e que a gente nunca aceitará. Enfim, tentarei não pensar demasiadamente nele no dia 1° de maio próximo já que a sua memória me acompanha a cada instante desde que se foi. Que saudade dele..."
Francisco J.A., Genebra (Suíça)

"Senna ainda é o melhor sem sombra de dúvidas. Comparar sua atuação há mais de dez anos com o que seria Senna X Schumacher hoje, seria o mesmo que comparar Pelé X Ronaldinho. O Rei jamais perderá sua majestade."
Germanno Morum Resende, Catalão

"Hoje pode-se dizer, com segurança: Senna foi um dos melhores... Parece 'burrice' e nacionalismo desnecessário dar de ombros para um Prost (mais vitórias e títulos que o Senna), ou o Mansell e muito pior, remeter a um plano secundário outro grande vitorioso nacional Piquet."
Rodrigo Rosa, Florianópolis (SC)

"Quem é melhor piloto entre Senna e Schumacher? Basta ver quem ainda está vivo, e ponto final."
Sérgio, Miami (EUA)

"Senna é sem dúvida o maior e dá para comparar sim Senna e Schumacher. Concordo que as comparações válidas para Senna são com outros pilotos muito mais significativos na história da F1 do que o "Schummy" do Galvão. O Schumacher perdeu título para Hill (um zero à esquerda) e para o Villeneuve (dois zeros à esquerda). Ganhou e perdeu vários para o Mika (que era apenas médio). O automobilismo na época de Senna era muito mais competitivo e difícil (3 ou 4 chegando junto no final dos campeonatos). Ser o que Senna foi na sua época era para gênio, não tinha biguá ganhando título."
Jason Borba, São Paulo (SP)

"Veja, se o Schumacher é o melhor do mundo em vitórias, Pole, Campeonatos, isso ele conseguiu alcançar após dez anos da morte do Senna. Assim sendo, não tenho dúvidas, Senna continua sendo o melhor."
Cristina, São Paulo (SP)

"Antes de Senna estar na F-1 os pilotos chegavam sentavam e dirigiam! Não havia um companheirismo e até um comprometimento entre pilotos e mecânicos. Foi Senna que profissionalizou o modo com que os pilotos e mecânicos deveriam agir para se conseguir o máximo da máquina!"
Fernando, São Paulo (SP)

"Com certeza foi um grande piloto, isso é indicutível! Vimos sua capacidade deslumbrante, porém a mídia o colocou quase como um Deus, no Brasil! De modo que Senna na verdade refletiu a imagem do Brasil, um paíse de heróis granfinos!"
Alessandro Reis, Ribeirão Preto (SP)

"Simples, bom piloto, e de um carácter invejável. Senna pra sempre."
Fonseca, Maputo (Moçambique)

"Profissionalmente, não arrisco uma opinião pois muita coisa mudou tecnologicamente em dez anos. Mas no quesito 'gente' acho que ele era e é insuperável. Sempre humilde, atencioso e sem arrogância."
Fábio Modrow, Palhoça

"Existiu somente um. Apenas ele exigia o máximo e além do carro e de si próprio. Nenhum piloto da atualidade faria frente a ele. Nem Michael Shummacher. Li em uma revista em quadrinhos da 'Turma da Mônica' a seguinte narrativa: Deus construiu um circuito perfeito e criou uma equipe perfeita e Ele precisava de um piloto perfeito, por isso chamou Senna para correr para Ele. Creio que isso resume o que eu penso do maior piloto de todos os tempos. Ayrton Senna da Silva. Um brasileiro como poucos."
Adriano, Santo André (SP)

"Heróis jamais morrem. Senna foi um exemplo para o mundo de determinação e garra. Com habilidade indiscutível Senna foi o exemplo para muitos jovens que, assim como eu, acordavam todos os domingos pela manhã para assistir ao 'herói em ação'. Infelizmente não pudemos ver nenhum duelo significativo entre ele e Schumacher, mas é certo que, independentemente da habilidade de alemão, ele só exerce esta supremacia tranqüilamente pois não há ninguém como Ayrton."
Marco Aurélio Rocha, São Bernardo do Campo (SP)

"Ayrton Senna, não só foi um ótimo piloto como sempre será um nº 1 da Fórmula-1, e nos faz muita falta."
José Luís dos Santos, São Paulo (SP)

"Foi o maior, num tempo onde havia vários campeões tambem em atividade."
Gerson Machulis, Sorocaba (SP)

"O Senna é inigualável. Em 32 anos que acompanho a F-1 com relativa assiduidade nunca vi nenhum piloto que se aproximasse do talento de Ayrton Senna. Temos que considerar que o Senna não teve vida fácil na F-1. Andou com carros pouco competitivos por muitas temporadas e mesmo assim ganhou três títulos e era considerado o rei das pole position. Sua morte foi uma tragédia pois, entre outras perdas inestimáveis, a F-1 perdeu o parâmetro de habilidade coroando pilotos que, na minha opinião, não reeditaram os grandes momentos da F1 da época Senna, Prost, Mansel, Piquet e tantos outros."
Mário Nogueira Neto, Santos (SP)

"Pelos países por onde morei, quando se falava nele, todos o admiravam como um grande esportista."
Paulo Cezar Gomes Junior, Londres (Inglaterra)

"Não existe e não existirá nunca mais piloto como o Ayrton Senna, pois o Senna não era apenas um excepcional piloto, ou o grande ídolo de uma geração, capaz de juntar a família em um domingo de manhã para assistir uma corrida, ele era mais, bem mais que isso, ele foi o símbolo de um país que começava uma democracia após vinte anos de ditadura militar, de um país livre para crescer e vencer, de um país imponente, que ‘não tem medo de cara feia’. Por tudo isso e muito mais que para nós brasileiros a Fórmula 1 nunca mais será a mesma sem o nosso grande herói Ayrton Senna."
Joel Soriano, de Mauá (SP)

"E ainda precisa perguntar? Como já cantava a Tina Turner ‘Simply the best’!"
Marco António, de Rio de Janeiro (RJ)

"Prefiro dizer que esteve entre os maiores. Na minha lista ocuparia o 3º lugar atrás de Fangio e Piquet. Piquet, por simpatia pessoal ao seu estilo de pilotar e de se portar como homem (sem precisar babar o ovo de nenhum Galvão Bueno para se promover). E Fangio pela perícia, arrojo e superação. Fico imaginando que se Fangio pilotasse os autos de hoje com tanta tecnologia embarcada ao invés de uma ‘barata’ que chegava aos 230km/h sem qualquer segurança, sem aerodinâmica, sem freios, com pneus estreitos, sem capacete e sem pista com área de escape, sem guard-rail, sem telemetria e outras alegorias eletrônicas, o que seria capaz de fazer...e o cara ainda ganhava de todo mundo daquele jeito... E ainda com 46 anos... É mole? Tive a sorte de acompanhar Fittipaldi, Pace, Piquet, Senna e agora Barrichello. E como melhor piloto, sem dúvida, fico com Piquet. Sorry Xuxetes..."
Rodrigo P., de Belo Horizonte (BH)

"Eu acredito de que Senna foi e continua sendo o maior piloto de todos os tempos simplesmente porque durante seus dez anos de F1 ele nunca teve o melhor carro entre os pilotos. O melhor carro que ele teve foi em 88 quando ele teve o segundo melhor carro atrás de Prost. O resultado final foi o campeonato mundial para Senna."
Ali, de Pasco nos EUA

"Acredito que Senna foi, no mínimo, o maior piloto de sua geração. É impossível dizer se ele foi melhor que o Fangio. Mas com certeza era melhor que Schumacher. Infelizmente isto jamais pode ser comprovado."
Joel, de Brasília (DF)

"Na época de Senna existiam verdadeiros pilotos, que levavam, literalmente, o carro no braço. Na atualidade, a tecnologia tirou muito do potencial individual dos pilotos, haja vista há vários anos não haver qualquer alteração significativa nas classificações em corridas e em finais de campeonato. Perdeu-se o brio e a vergonha. Saudades daquela época, mesmo se Senna não mais corresse nela."
Ângelo Bolzani, de Taguatinga (DF)

"Sempre será o melhor do mundo, ele era único."
Katya Augusto, de São Paulo (SP)

"Senna sempre será o maior! Como pessoa e principalmente como piloto. Tinha falhas como todos temos, mas a sua habilidade e técnica eram suficientes para deixar qualquer defeito insignificante. Senna é 100% Brasil! Sempre estará em nossos corações!"
Eliani, Rio Claro (SP)

"Para mim o marcante do Senna era ser impetuoso nas pistas e humilde fora delas."
Admilson Bendito, de Orlando nos EUA

"Ayrton foi o maior deles porque era impetuoso e inteligente, corria com a cabeça e com os braços, e as máquinas que pilotou não eram como a Ferrari de hoje. Qualquer bom piloto (exceto Rubinho) que tenha nas mãos um Ferrari de hoje pode se igualar a Schumacher. Mas, se Ayrton fosse vivo, não se veria tanto vermelho no pódio como se vê agora."
Carlos Eugênio J. Ayres, de Salvador (BA)

"Num país assolado por constantes crises morais e éticas é inegável que as sucessivas vitórias de Ayrton Senna, surgiram como linimento às feridas e propiciou um reencontro com valores próprios de uma nação que se reconhece por si mesma. Neste âmbito, é compreensível que vivo, tenha se transformado em mito. Sua personalidade complexa, confunde-se de certo modo com as inconstâncias da história brasileira. Isto não é mau, apenas tem suas peculiaridades. É muito fácil de entender porque deixou de ser apenas Ayrton Senna da Silva, para que seja conhecido para sempre como Ayrton Senna do Brasil."
Ronan Wittee, de Porto Alegre (RS)

"Senna era além de um grande piloto, uma pessoa brilhante, sua capacidade de concentração era enorme, ele conseguia colocar em prática todos os seus objetivos. Hoje posso dizer sem duvida alguma que cresci assistindo às conquistas desse legítimo piloto brasileiro, o melhor piloto de todos os tempos. Apesar de já se passarem 10 anos de sua morte, tenho a impressão que isso ocorreu a poucos dias atrás!"
João Estêvão, de Belo Horizonte (MG)

"Sim. Senna foi o maior piloto da história do automobilismo de competição. Até sua morte em 1994, o piloto era o elemento decisivo nas provas. Daí por diante, o carro passou a ser o fator da vitória com avanços tecnológicos em propulsor, carenagem, aerodinâmica, pneus e combustível. Ademais, nenhum nome de importância surgiu além de M. Schummacker."
Carlos Alberto Lemes de Andrade, de Resende (RJ)

"Não somente por ser brasileiro e fã de Senna acredito que ele seja o maior piloto de todos os tempos. Há de convir que Senna dirgia com técnica, raça, amor à pátria, além de dar esperança ao povo brasileiro, que durante tempos passou com dificuldades econômicas e financeiras. Senna ajudava a dar um ânimo a cada fim-de-semana com suas corridas e vitórias. Hoje vemos, que Michael Schumacher tem técnica, isso ele tem, mas é algo que está robotizado, frio, somente com sorrisos e pulos, nada muito emotivo. Convenhamos também que povo alemão não transmite suas emoções a muitos olhos. Senna por ser uma pessoa que vibrava, se cobrava e se punia quando devia, era tudo isso. Emoção, alegria, vontade de viver e correr pelas pistas. Foi necessário que ele morresse para que hoje a Fórmula 1 atinga um nível de segurança elevado. Há de se lembrar também que na véspera daquele primeiro de maio, os pilotos haviam se reunido para tentarem boicotar o GP da Itália, depois dos acidentes de Rubens Barrichelo e Franz Harold Frentzen, que morreu também na pista. E Senna continua vivo também mesmo depois de 10 anos de sua morte, com um exemplo de vida e humildade, ajudando crianças através de sua instituição. Mesmo ainda em vida, ele já as ajudava, diferentemente de outros atletas não só da Fórmula 1, mas de outros esportes que nem em vida realizam ações em prol dos necessitados, apenas mesmo para garantir presença na mídia. Mas Senna é isso, um piloto, uma pessoa, um mito."
Marcelo Varela Nina, de Campo Grande (SP)

LINKS EXTERNOS
A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Envie por e-mailVersão para impressão
Tempo|Sobre a BBC|Expediente|Newsletter
BBC Copyright Logo^^ Início da página
Primeira Página|Ciência & Saúde|Cultura & Entretenimento|Vídeo & Áudio|Fotos|Especial|Interatividade|Aprenda inglês
BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
Ajuda|Fale com a gente|Notícias em 32 línguas|Privacidade